Paternidade e desnutrição: um estudo caso-controle

Autor: Bruno Cleiton Macedo do Carmo

Data da defesa: 22/06/2009

Banca examinadora:

Prof. Dr. Cláudio Torres De Miranda – FANUT/UFAL - orientador

Profª Drª Rozângela Maria de Almeida Fernandes Wyszomirska - UNCISAL - examinadora

Profª Drª Telma Maria de Menezes Toledo Florêncio - FANUT/UFAL - examinadora

Resumo Geral:

A desnutrição infantil é uma doença que tem suas raízes na pobreza, ocasionada por deficiências nutricionais decorrentes da insuficiente ingestão de macro e/ou micronutrientes e infecções repetidas. Nos países em desenvolvimento ainda se constitui em um grande problema de saúde pública tornando-se um dos grandes vilões da morbidade e mortalidade infantil. Nesse estudo procurou-se investigar se há associação entre paternidade e desnutrição infantil crônica. Trata-se de um estudo caso-controle em que casos são famílias com crianças desnutridas crônicas moderadas e graves, na faixa etária entre dezoito e sessenta meses de idade. A amostra foi composta por 60 famílias casos e 61 famílias controles. Dentre as variáveis relacionadas à paternidade, a não paternidade biológica (OR 3,10; IC95% 1 – 9,67) e escolaridade paterna (OR 3,30; IC 1,33 – 8,22) se mostraram como fatores de risco para a desnutrição infantil, quando analisadas individualmente. Após a regressão logística apenas a não paternidade biológica permaneceu como um fator de risco independente para a desnutrição (OR 7,13; IC95% 1,76 – 30,40).  Dentre as variáveis sócio-demográficas estudadas evidenciou-se associação entre a desnutrição infantil crônica e a classe econômica baixa(OR 3,43; IC95% 1,04 – 11,32), número elevado de residentes no domicílio (OR 3,63; IC95% 1,66 – 7,92) e número de filhos (OR 2,84; IC95% 1,33 – 6,08), quando analisadas individualmente. Contudo apenas o número elevado de residentes no domicílio permaneceu como fator de risco independente para desnutrição crônica (OR 8,44; IC95% 2,58 – 27,59) quando as variáveis são consideradas simultaneamente na  regressão logística. Encontrou-se, nesse estudo, associação entre fatores ligados à paternidade e desnutrição infantil com destaque para a não paternidade biológica.

Palavras-chave: Desnutrição Infantil; Paternidade; Saúde mental e Alcoolismo.

Trabalho comlpeto em pdf.