Identificação das ações de alimentação e nutrição desenvolvidas nas escolas públicas de ensino fundamental de Maceió - Alagoas

Autora: Ariana de Farias Bezerra

Data da defesa: 04/11/2013

Banca examinadora:

Prof. Dr. Haroldo Da Silva Ferreira – FANUT/UFAL - orientador

Profª Drª Telma Maria de Menezes Toledo Florêncio - FANUT/UFAL - examinadora

Profª Drª Wanda Griep Hirai - UFAL - examinadora

Resumo Geral:

Introdução: A promoção da saúde no ambiente escolar consiste em um trabalho intersetorial, tendo como princípio a garantia do Direito Humano a Alimentação Adequada. Este estudo teve como objetivo identificar as ações de alimentação e nutrição desenvolvidas nas escolas públicas de ensino fundamental de Maceió. Métodos: consiste em um estudo transversal, analítico de levantamento descritivo com abordagem quali-quantitativa, desenvolvido por meio de entrevistas semi-estruturadas com os entrevistados (diretores, coordenadores e professores). Foram obtidas informações em três eixos i) diretores, vinculou-se questionamentos a respeito do planejamento, execução e potencialidades da Alimentação Escolar e SAN; ii) coordenadores, sinalizou questões relacionadas ao planejamento e execução de atividades de EAN na escola relacionadas à Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), principais atores e espaços envolvidos; iii) professores nas escolas, foram questionados dados, formação e abordagem de EAN/educação em saúde junto aos escolares. Resultados: Das 37 escolas públicas investigadas, Em termos de caracterização, observou-se que 59% (n=22) dos coordenadores pedagógicos referiram estarem dispostos no Projeto Político Pedagógico (PPP) ações que versam sobre o tema alimentação e nutrição no âmbito escolar, com o desenvolvimento destas prioritariamente na disciplina de ciências com 81% (n=30) e 19% (n=07) em outras disciplinas do ensino fundamental. Dentre os principais temas abordados, relacionados a alimentação e nutrição, tem-se a “Higiene dos alimentos” com 49% (n=18), “Higiene pessoal” com 24% (n=09) e outros temas 27% (n=10). Os recursos didáticos disponíveis para aperfeiçoar a experiência da aprendizagem prática dos estudantes utilizados pelos professores têm predominância das discussões 38% (n=14) e projetos 33% (n=12) sobre o tema alimentação e nutrição Conclusão: verifica-se uma homogeneidade nas escolas públicas de ensino fundamental de Maceió em relação aos entraves existentes no desenvolvimento de ações sobre a temática alimentação e nutrição, tornando-se necessário o desenvolvimento de estratégias de promoção da saúde no ambiente escolar.

Palavras-chave: Educação Alimentar e Nutricional, Escolas, promoção da Saúde, Alimentação e Nutrição.

Trabalho completo em pdf.