Consumo alimentar de pacientes atendidos em ambulatório de ensino de nutrição do Hospital Universitário da Universidade Federal de Alagoas (HU-UFAL)

Autora: Danielly Cavalcante Vieira

Data da defesa: 21/03/2013

Banca examinadora:

Profª Drª Sandra Mary Lima Vasconcelos – FANUT/UFAL - orientadora

Profª Drª Marina de Moraes Vasconcelos Petribú - UFPE - examinadora

Profª Drª Telma Maria de Menezes Toledo Florêncio - FANUT/UFAL - examinadora

Resumo Geral:

As  Doenças  Crônicas  Não  Transmissíveis  (DCNT),  dentre  elas,  as  doenças  cardiovasculares estão presentes na população em números alarmantes. Estudos comprovam a relação direta e indireta do consumo alimentar com o desenvolvimento destas patologias. Para tanto, tornamse necessárias pesquisas que avaliem o padrão alimentar da população, de forma a subsidiar a formulação de ações e políticas públicas de saúde no controle destas doenças. Esta temática foi  o  foco  desta  dissertação  com  o  objetivo  de  explorar  quais  os  principais  instrumentos  e métodos que estão sendo utilizados em pesquisas epidemiológicas sobre o padrão dietético da  população  e  avaliar  o  consumo  alimentar  de  portadores  de  DCNT  atendidos  em Ambulatório  de  Ensino  de  Nutrição  do  Hospital  Universitário  da  Universidade  Federal  de Alagoas A revisão da literatura revelou que os instrumentos mais utilizados para a avaliação do  consumo  alimentar  continuam  sendo  os  mais  tradicionais: Questionário  de  Frequência Alimentar  –  QFA e o Recordatório 24h  –  R24h avaliados comparação à grupos alimentares, e adequação  às  DRI’s.  Já  a  pesquisa  de  consumo  com  os  pacientes  revelou  uma  ingestão adequada no que se refere a macronutrientes; em relação aos micronutrientes o consumo foi adequado apenas para as vitaminas A, B12, C e para o mineral selênio, quando comparado à RDA e por fim, a avaliação realizada através do método da EAR como ponto de corte, revelou uma  alta  proporção  de  indivíduos  com  probabilidade  de  ingestão  inadequada  para  os micronutrientes , à exceção do ferro e vitamina C. Diante dos resultados expostos, é possível perceber que políticas de nutrição e ações de educação nutricional se fazem necessárias e que atuem de maneira contínua e impactante na população.

Palavras-chave: Consumo alimentar, métodos, hipertensão arterial, diabetes mellitus, dislipidemias.

Trabalho completo em pdf.