Avaliação do consumo alimentar de pacientes atendidos em ambulatório de ensino de nutrição de um Hospital Universitário pelo Índice de Qualidade da Dieta (IQD)

Autora: Viviane dos Santos Costa

Data da defesa: 21/03/2013

Banca examinadora:

Profª Drª Sandra Mary Lima Vasconcelos – FANUT/UFAL - orientadora

Profª Drª Marina De Moraes Vasconcelos Petribú - UFPE - examinadora

Profª Drª Telma Maria de Menezes Toledo Florêncio - FANUT/UFAL - examinadora

Resumo Geral:

As  doenças  crônicas  não  transmissíveis  –  DCNT  com  destaque  a  Hipertensão,  o  Diabetes  e  as  dislipidemias  são doenças multifatoriais e têm em comuns fatores de risco modificáveis. Dentre os fatores comportamentais de risco modificáveis um dos mais importantes é a dieta. Sendo assim é evidente a necessidade de estudos que propõem avaliar o consumo alimentar qualitativa e quantitativamente para a intervenção na dieta dos indivíduos portadores de DCNT propiciando a melhora na qualidade de vida pela modificação de seus hábitos alimentares. Neste sentido surgiram  os  chamados  índices  dietéticos  que  buscam  a  avaliar  a  qualidade  da  dieta  através  da  investigação  do consumo de diferentes elementos seja grupo de alimentos ou componentes específicos que possuem relação com as  DCNT  como,  por  exemplo,  sódio  e  gorduras.  Deste  modo  o  Índice  Dietético  que  vem  sendo  utilizado  na população  brasileira  é  o  Índice  de  Qualidade  da  Dieta  (IQD),  este  retém  a  complexidade  da  dieta  e permitem uma avaliação indireta de nutrientes, sem reduzir a avaliação a um único componente isolado. O  IQD  avalia  a  dieta  em  termos  de  proporcionalidade  (consumir  maior  número  de  porções  de determinados  grupos  de  alimentos  menor  numero  de  outros),  moderação  (limitação  da  ingestão  de alimentos  e  bebidas  que  contribuem  para  o  consumo  excessivo  de  gordura,  colesterol,  açúcares  de adição,sódio  e  álcool)  e  variedade  (consumo  de  alimentos  dos  diversos  grupos  alimentares  seguindo  o principio  da  proporcionalidade).  O  objetivo  desta  dissertação  foi  avaliar  a  dieta  através  do  índice  de Qualidade  da  Dieta  (IQD)  de  portadores  de  hipertensão  arterial,  diabetes  mellitus  e/ou  dislipidemia atendidos em  Ambulatório  de  Ensino de  Nutrição  do  Hospital  Universitário  da  Universidade  Federal  de Alagoas (HU/UFAL), bem como verificar se existe associação entre a qualidade da dieta com a faixa etária, sexo,  classe  econômica e  as  patologias dos pacientes. Dos 89  pacientes  com  46,49  ±  12,50  anos, eram 18%  (n=16)  homens  e  82%  (n=73)  mulheres.  Em  sua  maioria  com  dislipidemias  e/ou  hipertensão, apresentando  sobrepeso/obesidade.  Em  relação  ao  IQD  a  pontuação  média  obtida  de  56,71  ±  8,97 pontos,  sendo  então  classificada  a  dieta  do  grupo  como  um  todo  como  “dieta  que  necessita  de modificação”.  Observou-se  menor  consumo  de  hortaliças  e  frutas.  Ocorreu  associação  positiva  do  IQD com a idade < 50 anos e associação negativa com o diagnóstico de hipertensão. Conclui-se que a dieta dos pacientes necessitam de modificações, principalmente no que diz respeito ao aumento do consumo de frutas e hortaliças, Destaca-se ainda a importância de ações voltadas a educação nutricional que promova mudanças nos hábitos alimentares.

Palavras-chave: Qualidade, Dieta, Hipertensão, Diabetes, Dislipidemias.

Trabalho completo indisponível.