Estudo clínico aleatório: efeito da suplementação de extrato padronizado de ginkgo biloba sobre marcadores inflamatórios em mulheres com excesso de peso

Autora: Camila Justino da Mota

Data da defesa: 23/03/2018

Banca examinadora:

Profª Drª Ana Paula Grotti Clemente - orientadora/presidente

Prof. Dr. Nassib Bezerra Bueno - examinador

Profª Drª Júnia Helena Porto Barbosa - examinadora

Resumo geral:

O aumento do sobrepeso e obesidade em todas as faixas etárias torna-se um imenso desafio para a saúde pública mundial. No Brasil, segundo o último levantamento nacional, a prevalência é maior entre as mulheres das camadas mais pobres da população, mostrando a ineficácia das políticas públicas vigentes. As plantas medicinais são amplamente utilizadas como recurso terapêutico há milhares de anos. Dentro dessa diversidade, o extrato padronizado de Ginkgo biloba (EGb) mostrou-se capaz de reduzir a ingestão alimentar, adiposidade corporal e melhorar o perfil lipídico em ratos obesos, sugerindo ser útil no tratamento da obesidade e resistência à insulina. Dessa forma, considerando o aumento da prevalência de obesidade e a ineficácia do modelo de tratamento tradicional, justifica-se a busca de novas terapias no tratamento da obesidade. O presente estudo teve como objetivo verificar a eficácia do uso de EGb sobre marcadores inflamatórios, composição corporal e consumo alimentar em mulheres com excesso de peso submetidas a um programa de mudança de estilo de vida.
Para isso foi realizado um ensaio clínico aleatório duplo cego controlado por placebo com duração de 12 semanas. O grupo intervenção recebeu cápsulas com 180mg de EGb e o grupo controle recebeu cápsulas com placebo de mesma cor e tamanho. Ambos os grupos receberam atendimentos nutricionais quinzenalmente, terapia psicológica comportamental semanalmente e aulas de atividade física duas vezes por semana. Os resultados mostraram que o modelo de intervenção proposto se mostrou eficaz no processo de perda de peso, diminuição da circunferência de cintura e na melhora do índice que avalia a função das células beta do pâncreas (HOMA-B), em ambos os grupos. A intervenção com Ginkgo biloba desempenhou papel hepatoprotetor, com a diminuição dos níveis de alanina aminotransferase (ALT). Por meio deste ensaio clínico pode-se concluir que a terapia adotada para mudança no estilo de vida teve impacto positivo na perda de peso, assim como se faz necessária o aprofundamento sobre o uso do EGb no combate a obesidade . A presente a dissertação foi dividida em duas partes: a primeira é um capítulo de revisão narrativa e a segunda parte como artigo original de resultados.
Palavras-chave: Ginkgo biloba; Obesidade; Mulheres.

Trabalho completo disponível em breve.