Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Nutrição (PPGNUT), vinculado a Faculdade de Nutrição (FANUT) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), modalidade stricto sensu, compreende o nível de formação: MESTRADO ACADÊMICO, conferindo o título de Mestre em Nutrição.

O PPGNUT foi recomendado pela CAPES em dezembro de 2004, com seu primeiro processo seletivo em 2005. Desde esta data, acontece com periodicidade anual.

 

Nota CAPES: 4

 

Área de Concentração: Nutrição Humana

Descrição: Compreende um campo científico que integra conhecimentos específicos de Nutrição Clínica Básica e Nutrição Experimental, Tecnologia de Alimentos Aplicada à Saúde, e Saúde Pública. 

 

Objetivos:

I - proporcionar o aprimoramento em Nutrição e áreas correlatas, visando oferecer ao discente elevado padrão técnico, científico e profissional;

II - desenvolver, no âmbito da UFAL, um ambiente de incentivo à produção de conhecimento,  através da pesquisa, do ensino e da extensão;

III - formar recursos humanos que atendam às exigências de qualificação e expansão do ensino superior, da profissionalização e da pesquisa.

Coordenação - gestão 2022/2024

  • Prof. Dr. Nassib Bezerra Bueno - Coordenador
  • Profª Drª Alane Cabral Menezes de Oliveira  - Vice-Coordenadora
  • Amanda Carlos de Menezes - Secretária

 

REQUISITOS PARA OBTENÇÃO DO TÍTULO DE MESTRE

Cumprimento de 28 créditos:
• 15 em disciplinas obrigatórias (Seminários Avançados I e II, Metodologia do Trabalho Científico, Didática do Ensino Superior, Bioética, Estágio em Docência e Bioestatística 1)
• 13 em disciplinas eletivas;
Aprovação em Defesa de Dissertação;
Submissão do Artigo de resultados a um periódico cujo estrato a classificação Qualis da Capes/Área de Nutrição seja igual ou superior a B2.

 

BOLSAS
A concessão de bolsas será condicionada à disponibilidade de cotas de agências de fomento e sua distribuição obedecerá os critérios estabelecidos por essas instituições e pelo Colegiado do Curso, não sendo garantida sua concessão a todos os selecionados.