Você está aqui: Página Inicial / Informes / Encontro Alagoano de Feiras Agroecológicas - Dias 22 e 23 de Agosto
21/08/2017 14h22 - Atualizado em 21/08/2017 17h11

Encontro Alagoano de Feiras Agroecológicas - Dias 22 e 23 de Agosto

A equipe do Projeto de Extensão "COLHENDO BONS FRUTOS", junto com a Emater, Instituto Mundo Unido, FETAG, AproAgro, REDE Alagoana de Agroecologia e CPOrg/AL, promovem o I ENCONTRO ALAGOANO DE FEIRAS AGROECOLÓGICAS, que ocorrerá no Centro Social da FETAG, Rua Dilermano Reis, 330, Mangabeiras (Antiga Travessa João Davino), nos dias 22 e 23 de Agosto de 2017, no horário de 08:00 às 18:00, e o contato telefônico para dirimir dúvidas é 82 99628-3907.

As Feiras Agroecológicas vêm se consolidando como um importante espaço de comercialização de produtos da agroecologia.

Em todos os estados cresce o número de iniciativas e aprofunda-se a necessidade de uma melhor articulação, integração e ação conjunta, em rede.

No estado de Alagoas, essas iniciativas ganham espaço cada vez mais evidente, tanto do ponto de vista da criação de estratégias da agricultura familiar, quanto de consumidores que se preocupam com a segurança do que estão ingerindo, levando para casa, para sua família, alimentos isentos de agrotóxicos.

A ampliação do envenenamento dos alimentos, mesmo com toda invisibilidade e descrédito dada ao tema, tem despertado o interesse de um número cada vez maior de consumidores que querem adquirir produtos com a confiabilidade de um setor produtivo que utiliza melhores critérios no cuidado com a produção de alimentos saudáveis, com a saúde de quem produz, e com os impactos e a sustentabilidade ambiental.

Dessa forma, as Feiras Agroecológicas têm demonstrado ser uma das melhores estratégias de comercialização de produtos alimentícios, dada a flexibilidade em sua logística e pouca necessidade de infraestrutura e investimentos, além da autonomia e dinamismo que proporciona as famílias participantes dos processos de desenvolvimento produtivo, elas possuem uma grande capacidade de serem ampliadas para as diversas realidades das grandes, médias e pequenas cidades. Mesmo com estas características, elas precisam ser impulsionadas, organizadas e qualificadas para atender uma demanda cada vez mais ampla, de agricultores que optaram pela agroecologia, como modo de produção e de vida, como de uma ampla diversidade de consumidores que estão buscando cuidar mais de sua saúde, serem mais seletivos em seus atos de consumo.

As experiências de organização das Feiras Agroecológicas tem proporcionado uma melhoria da oferta de produtos cada vez mais diversificados. Muito se tem avançado na implantação do conceito de preço justo e unificado, aplicados em muitas experiências.

No aspecto organizativo, têm-se também tratado dos aspectos da gestão e da autonomia dessas iniciativas. Muitas feiras possuem uma Coordenação, um fundo rotativo e regimentos internos que orientam os envolvidos para o aperfeiçoamento das iniciativas.

Esses avanços percebidos nas diversas iniciativas de Feiras Agroecológicas, espalhadas por todo o Brasil, tem revelado que este processo não avança se não houver a iniciativa de integra-las, qualifica-las  e organiza-las. Há uma grande necessidade de ação coletiva, em rede, para aprofundar os desafios, as potencialidades e as estratégias de fortalecimento dessas iniciativas. Elas representam um grande potencial de ampliação, de qualificação e de retorno para o desenvolvimento do meio rural e da saúde da população do Estado de Alagoas. 

Nesse sentido a rede de agroecologia de Alagoas vem promover o I ENCONTRO ALAGOANO DE FEIRAS AGROECOLÓGICAS, que terá como objetivo:

  • Articular as feiras e espaços de comercialização agroecológicos do Estado de Alagoas, Associações de Agricultores (as), Movimentos Sociais, Organizações da Sociedade Civil e Instituições Governamentais que possam dar apoio as Feiras;
  •  Promover a construção de conhecimentos entre as famílias agricultoras e instituições de apoio, sobre as boas práticas referentes à comercialização em feiras e à estruturação dos mesmos; e 
  • Construir um plano de ação que amplie e fortaleça as feiras agroecológicas no Estado de Alagoas.