Você está aqui: Página Inicial / Extensão / Ações de Extensão

Ações de Extensão

Estas são as ações de extensão desenvolvidas atualmente na FANUT/UFAL (atualizado em 14/08/2018). Caso tenha se interessado, entre em contato com os coordenadores dos projetos para saber como participar.

CATEGORIA: PROJETOS

Título: CULTIVANDO A SAÚDE E PRATICANDO O LAZER NA HORTA - Promoção da alimentação adequada e saudável e do lazer a partir da implantação de horta em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI).

Período: 01/04/2018 a 30/09/2019

Resumo: A Organização Mundial da Saúde, em 2004, lançou a Estratégia Global para Alimentação, Atividade Física e Saúde, na qual fica bem definido o papel da alimentação adequada e saudável como um fator de promoção da saúde e de prevenção doenças, como a hipertensão arterial, obesidade, desnutrição e anemia. Em consonância, o Ministério da Saúde atualizou a Política Nacional de Alimentação e Nutrição, concebida com o propósito de melhorar as condições de alimentação, nutrição e saúde da população brasileira, que deve ser alcançado pela consecução das ações que integram as nove diretrizes. A segunda diretriz - Promoção da Alimentação Adequada e Saudável – norteia a proposta deste Projeto. O principal objetivo é a promoção da saúde e da alimentação adequada e saudável por meio de uma horta que foi implantada com a participação de estudantes dos cursos de graduação em Nutrição, Agroecologia, Agronomia e Serviço Social, em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI). As crianças e os educadores são responsáveis pelos cuidados e pela manutenção da horta, com o objetivo de estabelecer um vínculo com as hortaliças produzidas. A horta foi construída sobre uma estrutura de alvenaria em altura adequada para as crianças; a terra está depositada em telhas, que eram resto de construção da UFAL, e servem como canteiros. As mudas são produzidas no Centro de Ciências Agrárias. As hortaliças produzidas são destinadas ao consumo interno. Os estudantes dos cursos de graduação desenvolvem atividades de educação alimentar e nutricional e em saúde com os educadores, com as crianças e seus pais e responsáveis, para estimular o consumo destes alimentos no ambiente escolar e domiciliar. Dois resultados obtidos foram: a ampliação da horta, por iniciativa dos próprios educadores e a aproximação dos familiares das crianças ao ambiente escolar. Portanto, torna-se necessário dar continuidade a este projeto, na perspectiva de desenvolvê-lo em outros CMEI.

Coordenadora: Leiko Asakura

 

 

Título: ALIMENTAÇÃO NOTA 10: promovendo alimentação saudável e adequada nos Centros Municipais de Educação Infantil de Maceió.

Período: 01/04/2018 a 30/09/2019

Resumo: A alimentação está inserida nos direitos sociais, inerentes à dignidade da pessoa humana, e o ambiente escolar deve se comportar como um espaço de formação e exercício de direitos. Portanto, nesse âmbito, é fundamental a oferta de alimentos seguros e saudáveis. Contudo, fragilidades nesse aspecto ainda são descritas na literatura, principalmente em escolas públicas de educação infantil. Frente a essa realidade, o presente projeto de extensão objetiva propagar a alimentação saudável e adequada nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) vinculados à Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Maceió, através da disseminação das boas práticas higiênico-sanitárias e nutricionais junto a comunidade escolar. Para tanto, serão selecionados oito CMEI. Visando adequar as ações desenvolvidas à realidade de cada unidade escolar, inicialmente serão coletadas informações que permitam traçar o perfil de cada escola. Assim, para avaliar as boas práticas nutricionais, será feito um levantamento das preparações utilizadas no cardápio mensal das escolas e realizada uma análise nas fichas técnicas de preparação para identificar as preparações que mais contribuem para o consumo de açúcares, sódio, gorduras trans e saturadas, compostos cujo consumo excessivo é reconhecidamente nocivo à saúde. Paralelamente a estas atividades, serão avaliados os aspectos referentes às boas práticas higiênico-sanitárias, através da aplicação de uma lista de verificação e de análises microbiológicas da água para consumo e de preparações. A partir desse diagnóstico, serão realizadas atividades que visem à propagação da alimentação saudável e adequada nos CMEI. Essas ações serão realizadas com equipe de nutrição da SEMED/Maceió, manipuladores de alimentos, gestores escolares, alunos e pais/responsáveis. Diferentes métodos didático-pedagógicos serão adotados. Dentre eles, capacitações, oficinas culinárias, oficinas lúdicas. . Para que a promoção de hábitos alimentares saudáveis e adequados extrapole o ambiente escolar este projeto contemplará também a realização de atividades de educação alimentar e nutricional com os alunos, educadores e pais/responsáveis.

Coordenadora: Thaysa Barbosa Cavalcante Brandao

 

 

Título: COLHENDO BONS FRUTOS: NUTRIÇÃO E AGROECOLOGIA

Período: 01/04/2018 a 30/09/2019

Resumo: O objetivo do trabalho é promover a geração de renda para os agricultores do Assentamento Zumbi dos Palmares (AZP) e assentamentos circunvizinhos (Branquinha, Murici e Messias - AL), através do cultivo e do beneficiamento de produtos agroecológicos, visando atender às demandas das feiras orgânicas da UFAL e promover a alimentação saudável na comunidade da UFAL. Serão desenvolvidas: oficinas e cursos de capacitação em políticas públicas de fortalecimento da agricultura familiar, organização de feiras, organização de grupos de compras coletivas e boas práticas apícolas; conclusão da instalação de equipamentos de irrigação para incrementar a produção e diversificação de alimentos orgânicos; conclusão da análise dos dados e apresentação de resultados do diagnóstico socioeconômico, de saúde, segurança alimentar e nutricional para os agricultores dos assentamentos e para os gestores dos municípios envolvidos; implantação do Coletivo de Compras de Alimentos Orgânicos e Agroecológicos na UFAL; participação com a discussão de aspectos relativos à temática do projeto em diversas disciplinas do curso de Graduação em Nutrição; atividades de educação alimentar e nutricional para os consumidores e para os agricultores; promoção e participação em eventos. O projeto existe desde 2014 e já vem contribuindo para a melhoria das condições de vida dos agricultores, com aumento da renda, adesão de novos participantes, através do processo de sustentabilidade, estimulando a produção em base agroecológica e incrementando a comercialização através das feiras. Ainda é necessário incentivar outras formas de comercialização como as vendas para o PNAE e PAA, bem como através dos grupos de compras coletivas.

Coordenadora: Maria Alice Araujo Oliveira

 

 

CATEGORIA: EVENTOS

 

Título: I Jornada Científica da Faculdade de Nutrição da UFAL - "40 anos de Nutrição na UFAL:desafios e avanços da profissão”

Período: 12-14/11/2018 

Resumo: Este evento celebrará os 40 anos de existência da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Alagoas (FANUT/UFAL) por meio da realização de mini-cursos, mesas redondas e conferências sobre temas específicos de interesse da área de alimentação e nutrição, além de discussões sobre a prática do(a) nutricionista. Haverá também o registro histórico do movimento estudantil na FANUT com a participação de egressos do curso e da atual diretoria. Por fim, atrelada ao evento, realizaremos a I Jornada Científica do Programa de Pós-Graduação em Nutrição da FANUT/UFAL, com a exposição e discussão de trabalhos científicos produzidos no contexto da unidade acadêmica. 

Coordenador: João Araújo Barros Neto

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Título: II SEMINÁRIO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO EM SAÚDE Tema: Curricularização da extensão na Formação em Saúde 

Período: 24/11/2018 

Resumo: A Coordenação de Extensão da Faculdade de Medicina (COEXC/FAMED) em parceria com as Coordenações de Extensão das Unidades Acadêmicas de Enfermagem e Farmácia (ESENFAR), Nutrição (FANUT), Odontologia (FOUFAL) e Serviço Social (FSSO) propõem o II SEMINÁRIO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO EM SAÚDE NA UFAL: uma organização da FAMED em parceria com as UNIDADES ACADÊMICAS DA ÁREA DA SAÚDE E AFINS, que se realizará no dia 24de novembro de 2018 (sábado), no Campus A. C. Simões daUFAL. 

Coordenadora: CRISTIANA CARINA DE BARROS LIMA DANTAS  

Para mais informações acesse Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas - SIGAA.