Você está aqui: Página Inicial / Eventos / I Jornada Científica da FANUT / Trabalhos Científicos

Trabalhos Científicos

MODELO DE SLIDE PARA AS APRESENTAÇÕES DISPONÍVEL AQUI.

Orientações aos autores

            Todos os trabalhos científicos deverão ser apresentados na forma de resumo expandido. Os trabalhos deverão ser inscritos em uma única modalidade: comunicação oral.

            A apresentação deve ser feita sob a forma de slide cujo modelo encontra-se no final desta página.

         O apresentador deverá comparecer às 13h do dia 13/11/2018 na sala onde realizará sua apresentação (será divulgado no momento da divulgação dos trabalhos aprovados), com a apresentação em “pendrive” para conferir a compatibilidade do arquivo com o computador local e armazená-la.

         A ausência do apresentador no horário programado pela Comissão Organizadora implicará na perda do direito da apresentação.           

        A Comissão Organizadora disponibilizará para apresentação do trabalho projetor multimídia e computador com o programa Microsoft Office instalado

  Todas as apresentações ocorrerão no dia 13 de novembro de 2018, no horário a ser divulgado e informado por e-mail pela comissão organizadora, neste site. 

Orientações importantes:

O tempo de apresentação será de 5 minutos. Ao final do bloco de 5 apresentações, haverá 10 minutos para perguntas pelo avaliador. O tempo será monitorado pelo coordenador da sala.

As modalidades serão subdivididas em: Casos Clínicos / Extensão / Revisão Sistemática / Relato de Vivência / Pesquisa Científica original

O trabalho deve estar inserido em uma das seguintes áreas de concentração:

  • Bases experimentais e clínicas da Nutrição;
  • Análise Nutricional de Populações;
  • Nutrição e Alimentação para coletividades;
  • Metabolismo e desempenho esportivo;
  • Avaliação de Políticas e Programas de Saúde e Nutrição;
  • Outras áreas afins.

     

Pelo menos um dos autores do trabalho deverá estar inscrito no evento;

Cada autor poderá submeter no máximo 1 (um) trabalho por inscrição, podendo ser coautor de outros resumos;

O trabalho pode ser original, ou pode ter sido previamente publicado e/ou apresentado em outros eventos científicos;

Não será permitida mudança de apresentador;

 

Normas e formato para resumo

Os resumos deverão seguir as seguintes normas:

O número máximo de autores permitido será de 7 (sete) incluindo o orientador e deverão ser escritos da seguinte maneira: nomes por extenso dos autores(sem abreviatura), com destaque para o sobrenome (em negrito ou em maiúsculo) conforme modelo de resumo disponibilizado neste site.

Para serem submetidos a julgamento, os trabalhos classificados em "Pesquisa Científica Original” deverão apresentar-se na forma de resumo, contendo os seguintes itens:

  • Título, autores, e-mail dos autores, instituição;
  • Introdução e justificativa;
  • Objetivos;
  • Materiais e Métodos;
  • Resultados;
  • Conclusões;
  • Referências (inclusão ao final do trabalho não é obrigatória). 

 

Para serem submetidos a julgamento, os trabalhos classificados em Casos Clínicos/ Extensão/ Revisão de Literatura/ Relato de Vivência deverão apresentar-se na forma de resumo expandido, contendo os seguintes itens:

  • Título, autores, e-mail dos autores, instituição;
  • Introdução, ressaltando sua importância em relação à casuística;
  • Descrição do(s) caso(s);
  • Conclusões

 

Os trabalhos deverão ser escritos em Língua Portuguesa, adotando-se a norma culta e padrão técnico-científico.

Os trabalhos poderão ser apresentados por Estudantes de Graduação ou Pós-graduação.

A resposta de aceitação ou rejeição dos trabalhos será divulgada até o dia 28 de outubro de 2018. 

Diretrizes para Autores

 

Como parte do processo de submissão, os autores devem verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão AUTOMATICAMENTE ELIMINADAS.

 
  1. A contribuição deve ser original ou revisão sistemática, preferencialmente inédita, e não poderá estar sendo avaliada para publicação em alguma revista;
  2. O texto deverá adotar a configuração de Artigo e ter a extensão máxima de no mínimo 2 páginas e no máximo 3 páginas, incluindo as referências.
  3. Quando se tratar de pesquisa realizada com seres humanos e animais, deverá ter sido submetida e aprovada pelo Comitê Ética em Pesquisa, seguindo os rigores da metodologia cientifica.
  4. Título em português e em inglês, devendo o mesmo expressar, de forma clara e precisa o conteúdo geral do artigo.
  5. O nome dos autores devem ser colocados em ordem de autoria (máximo 7 autores). Abaixo deve ser inserido a titulação e filiação institucional.
  6. Palavras-chave devem ser em português.
  7. Títulos das seções deverão ser em caixa alta (maiúsculo) e os subtítulos das seções deverão apresentar apenas a primeira letra da primeira palavra em maiúscula, podendo ser negritados.
  8. O layout da página deverá ser no formato A4, seguindo modelo disponibilizado em anexo.  
  9. O texto deverá ser na fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5.
  10. O texto deverá apresentar os parágrafos sem espaço entre eles, sendo o recuo de parágrafo de 1,5 cm. 
  11. Notas de rodapé devem ter o tamanho da fonte 10.
  12. Palavras estrangeiras devem ser em itálico. 
  13. Ilustrações, figuras, gráficos, desenhos, quadros, tabelas etc. poderão ser inclusas, respeitando as normas da ABNT, as recomendações do IBGE e o limite de páginas.
  14. Os títulos ou legendas das ilustrações, figuras, gráficos, desenhos, quadros, tabelas etc deverão ser claros e objetivos, bem como, a fonte também deverá ser devidamente informada.
  15. As Referências deverão estar de acordo com a NBR-6023 da ABNT. 

Modelo Slide para a Apresentação

O slide deve ser apresentado desta forma.

application/vnd.openxmlformats-officedocument.presentationml.presentation icon Modelo_Apresentação.pptx — application/vnd.openxmlformats-officedocument.presentationml.presentation, 469 KB (481177 bytes)

Modelo para Submissão

Os trabalhos devem ser submetidos desta forma.

Microsoft Word Document icon modelo-submissao-template.doc — Documento do Microsoft Word, 176 KB (180224 bytes)