Apresentação

O que é o PROFSAUDE?

 

É um Mestrado Profissional em Saúde da Família, iniciativa de formação de profissionais da saúde a nível nacional para atuar no Sistema Único de Saúde, que busca aproximar instituições acadêmicas, profissionais e gestores da saúde coletiva na produção de conhecimentos e inovações para a Atenção Primária à Saúde.

É uma pós-graduação na modalidade Stricto sensu em Saúde da Família, apresentada à CAPES, em 2016, pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), apoiada pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) e pela Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM). É reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação, formado por 22 Instituições Públicas de Ensino Superior associadas, distribuídas nas cinco regiões do país, lideradas pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), capilarizando a formação profissional no Brasil,  ampliando as respostas às demandas do Sistema Único de Saúde  frente às necessidades de formação dos profissionais da saúde. Como retaguarda tem o Sistema Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS). O Ministério da Saúde e da Educação são demandantes e financiadores deste projeto.                                                                                   

Tem como missão formar profissionais do SUS e da Academia, atendendo a proposição de expansão da pós-graduação, bem como a educação permanente, para exercerem atividades de Atenção à Saúde; Docência; Preceptoria; Produção do Conhecimento e de Gestão em Saúde da Família, respeitando as diversidades territoriais.

Seu objetivo é formar profissionais de saúde do serviço e da academia, para atuarem como preceptores e docentes para graduação e residência médica em Saúde da Família e exercerem atividades nesse escopo; fortalecer as atividades educacionais de produção do conhecimento e de gestão na Saúde da Família; estabelecer relação integradora entre serviço de saúde,  trabalhadores,  estudantes na área de saúde e os usuários; articular elementos da educação, atenção, gestão e investigação no aprimoramento da Estratégia de Saúde da Família.

 

Como Público Alvo tem:  Profissionais de saúde ligados à Atenção Primária com Saúde da Família, atuação e ou interesse em docência, preceptoria e docentes da área da saúde coletiva.

 

Da modalidade: É um curso semipresencial, compreendendo encontros presenciais e atividades desenvolvidas à distância no Ambiente Virtual de Aprendizagem, com 09 encontros síncronos (presenciais ou virtuais, a depender do contexto epidemiológico). As instituições de Ensino Superior que integram a Rede Nacional do PROFSAUDE/ MPSF são denominadas Instituições Associadas, e são responsáveis pela execução do curso.

 

Sua concepção pedagógica está centrada na aprendizagem do aluno, respeitando sua autonomia e acolhendo seus conhecimentos e suas experiências. Isso permite o aproveitamento dos recursos do aluno e o envolve no processo de aprendizagem. Entende-se que a estreita relação do ensino com o serviço e com as experiências pregressas como profissional da saúde, colaboram na atribuição de significado ao conhecimento que está sendo produzido.

São utilizadas metodologias ativas e a aprendizagem por problemas. Todo o percurso de organização das disciplinas e sua integração respeitam essa escolha e a concepção adotada. Diferentes estratégias pedagógicas são propostas para o alcance dos objetivos de aprendizagem, de modo a garantir que as dimensões do conhecimento, habilidades e atitudes sejam asseguradas na formação dos mestrandos.

A matriz curricular apresenta em sua estrutura, componentes que dialogam com suas áreas de saber e qualificam os profissionais para atuação no seu contexto de inserção. Esses componentes buscam atender o escopo de atuação dos profissionais e estão organizados a partir dos eixos propostos para a formação no curso: atenção, educação e gestão. As disciplinas que compõem a matriz curricular são: Sistema de Informação no Cuidado e na Gestão; Produção do Conhecimento nos Serviços de Saúde; Educação na Saúde; Promoção da Saúde; Atenção e Gestão do Cuidado; Atenção Integral na Saúde da Família; Planejamento e Avaliação na Saúde da Família, Seminários de Acompanhamento e Tópicos Especiais em Saúde da Família.