Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação / Mestrado em Ciências Médicas / Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa

Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa

Áreas de Concentração

- Epidemiologia, fisiopatologia e terapêutica em ciências Médicas

A área de concentração epidemiologia, fisiopatologia e terapêutica em ciências médicas fornece aos pesquisadores a possibilidade de trabalhar com estudos clínicos em toda sua extensão, valorizando diversos aspectos dentro de uma doença. Essa área contempla ainda a possibilidade de interseção com os pesquisadores da área básica buscando fomentar o trabalho interdisciplinar. Atualmente conta com as linhas de pesquisa envolvendo autoimunidade e doenças crônico e degenerativas.

 

- Estudos clínicos e laboratoriais em ciências médicas

A área de concentração estudos clínicos e laboratoriais em ciências médicas surgiu da demanda dos docentes do programa que trabalham com a área básica, mas que possuem uma interface com a pesquisa aplicada. No momento agrupa pesquisas envolvendo genética clínica e experimental e as doenças infecto-parasitárias, buscando contemplar os trabalhos iniciados na bancada com potencial de aplicação clínica.

 

Linhas de Pesquisa

Autoimunidade

 

Visa o estudo da epidemiologia, etiopatogenia, fisiopatologia, clínica, tratamento e diagnóstico das doenças autoimunes que acometem o homem, incluindo pesquisas com modelos animais.

 

Doenças crônicas e degenerativas

 

Visa o estudo aplicado das principais doenças crônicas e degenerativas cardiovasculares, oftalmológicas,

otorrinolaringológicas, ginecológicas, gastrointestinais, urológicas, reumatológicas, ortopédicas, dermatológicas, renais, neuro-psiquiátricas, endócrinas e metabólicas, pulmonares, oncológicas e hematológicas através de estudos clínicos e epidemiológicos, podendo incluir modelos animais na investigação da fisiopatologia e tratamento, além de compreender a avaliação de métodos cirúrgicos ou clínicos.

 

Doenças infecciosas e parasitárias

 

Tem como objetivo ampliar o conhecimento dos principais grupos de doenças infecciosas e parasitárias patogênicas para o homem e animais incluindo vírus, bactérias, parasitos e fungos, através de técnicas laboratoriais, podendo incluir modelos animais, além de realizar estudos clínicos e epidemiológicos.

 

Genética clínica e experimental

 

Tem como objetivo o estudo celular e molecular, aliado ao desenvolvimento de conhecimento do quadro clínico,diagnóstico e tratamento das doenças de caráter genético que acometem o homem.