Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação / Ensino na Saúde / Página Inicial

Página Inicial

Bem-vindos (as).

 

O Mestrado Profissional em Ensino na Saúde – MPES da FAMED/UFAL é um programa de pós-graduação strictu sensu, que é um interlocutor dos cursos da área da saúde, sendo um instrumento de facilitação no exercício da interdisciplinaridade que buscamos na formação em saúde. Ele está direcionado para professores formais (docentes) ou informais (preceptores) que busquem a melhoria da sua prática no ensino dos cursos da área da saúde. Construído, coletivamente, por docentes de vários cursos da UFAL que o delinearam, propõe formar mestres que:

1. Planejem, elaborem, implementem e avaliem suas ações de ensino na saúde;

2. Incorporem ações inovadoras em suas práticas docentes;

3. Aumentem a produção do conhecimento sobre ensino na saúde;

4. Problematizem as práticas de saúde nos serviços;

5.  Avaliem de forma crítica, contínua e transformadora seus discentes nos diversos cenários de práticas;

6. Desenvolvam competência interdisciplinar na sua atuação com os discentes;

7. Compreendam a relação entre a produção do conhecimento científico e as possibilidades de intervenção na realidade;

8. Formulem estratégias de articulação entre o ensino e o serviço e entre a graduação e a Pós-graduação dos cursos da área da saúde.

Este perfil é alcançado com atividades interdisciplinares, metodologias ativas no ensino, pesquisa e intervenção.

Como esta Pós-graduação é na modalidade profissional, tem peculiaridades que estão descritas no documento Regimento do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde - MPES da FAMED/UFAL. Diferente dos mestrados acadêmicos, no MPES é obrigatório desenvolver uma pesquisa dentro da(s) linha(s) de pesquisa do programa e, em seguida, desenvolver um projeto de intervenção que deverá ser aplicado e incorporado no Trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso- TACC. Não basta só a pesquisa concluída, mas o produto de intervenção aplicado, que, certamente, transformará a realidade, melhorando a formação em saúde e a qualidade da atenção em saúde da população.

É um prazer apresentar a página nova do MPES/FAMED/UFAL. Trata-se de um espaço onde os interessados poderão acessar, desde o histórico do MPES, linhas de pesquisa, documentos, formulários, quem é o corpo docente, disciplinas ofertadas com suas ementas etc., até a produção dos egressos deste programa.

São 6 anos de atividade em prol do desenvolvimento docente ou preceptor para uma melhor formação das profissões da saúde de instituições públicas e privadas do nosso Estado e estados vizinhos, fortalecendo o SUS.

Naveguem à vontade!

Grande abraço

Maria de Lourdes Fonseca Vieira

Coordenadora do MPES/FAMED/UFAL