Sobre a Unidade

A Unidade Docente Assistencial (UDA) foi inaugurada no dia 11 de outubro de 2019 em um terreno ofertado pela UFAL, próximo à Comunidade do Village Campestre, Gama Lins, Lucila Toledo, Acauã e Aracauã - localidades onde residem mais de 50% da população de Tabuleiro do Martins. A UDA Professor Gilberto de Macedo, nome em homenagem ao professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), referência na academia e na sua contribuição para a Medicina, é uma unidade com importante função social proporcionando assistência à população circunvizinha e um ambiente formação acadêmica para alunos de graduação e pós-graduação, ou seja, é um modelo de atendimento e de aprendizagem baseado nos princípios do SUS. Nesse sentido, para promover este processo de integração ensino-serviço, a UDA dispõe de gestão compartilhada entre duas instituições: A Faculdade de Medicina da UFAL e a Secretária Municipal de Saúde de Maceió.

Desde o planejamento inicial, em maio de 2015, até a sua efetiva operação em 2019, a UDA tem sido um projeto colaborativo entre a Faculdade de Medicina da UFAL, a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió e a comunidade local. Essa integração foi concebida não apenas como uma oportunidade de formação acadêmica, mas também como uma maneira de suprir as demandas de saúde dessas regiões. A UFAL busca atingir suas propostas multidisciplinares e interprofissionais com as atividades envolvendo alunos de diversos cursos. Assim, os docentes e os discentes dos cursos de Medicina, de Enfermagem, de Odontologia, de Nutrição, de Farmácia, de Serviço Social, de Educação Física e de Psicologia participam ativamente das atividades acadêmicas, focando especialmente na atenção básica em saúde.

O diferencial dessa unidade vai além de suas instalações físicas, que incluem salas de estudo e de professores, salas de aula, consultórios para atendimento, laboratórios, farmácia, sala da vacina, sala dos agentes, entre outros. Ela se destaca por oferecer à população uma gama abrangente de serviços de assistência, indo desde atendimento ambulatorial até atividades educativas, atendimentos especializados voltados para Saúde da Criança, da Mulher e do Idoso, serviços odontológicos, imunização, agendamento de exames e visitas domiciliares.

Ao criar esse espaço multifuncional, a UDA não só propicia um ambiente de aprendizagem prática para os estudantes, mas também se posiciona como um ponto de referência em saúde para a comunidade, promovendo uma integração real entre a academia e a assistência médica, fortalecendo os princípios e a missão do SUS.