Você está aqui: Página Inicial / Informes / 2015 / 2010 / Acadêmicos de Medicina Participarão de Intercâmbio
09/07/2010 10h59 - Atualizado em 06/01/2015 10h07

Acadêmicos de Medicina Participarão de Intercâmbio

Os estudantes do curso de medicina da Universidade Federal de Alagoas já de agora se preocupam em agregar à sua vivencia universitária novas experiências. Uma das ações com esse objetivo é participar do Intercâmbio Internacional, promovido pela Diretoria Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina – DENEM em parceria com a International Federation Medicine Student Association – IFMSA.

O intercâmbio é realizado durante um mês, e normalmente acontece nos meses de férias de janeiro e julho, para não interferir no calendário normal de aulas da Universidade. As seleções são realizadas uma vez por ano, localmente e nacionalmente. As Coordenações locais de Estudo e Vivências – CLEVS de cada Estado selecionam seus estudantes. Em seguida, as Clevs de outros Estados avaliam a veracidade da seleção, só após essa análise é que os alunos são aprovados para o intercâmbio.
Na Universidade Federal de Alagoas, seis acadêmicos já estão se preparando para realizar o curso. Eles terão a oportunidade de conhecer um pouco da rotina dos cursos de medicina de países como Polônia, Portugal, Noruega, Peru e México.
“Esse intercâmbio representa uma troca não só de experiências dentro do estudo médico, mas também da experimentação de realidades diferentes, sejam mais avançadas ou não. Discutem-se soluções para problemas, na maioria das vezes, iguais. É um intercâmbio, antes de tudo, cultural”, afirma o estudante do 4º período Carlos Almeida, que em julho embarca para a Noruega.
Além do intercâmbio, os estudantes do Centro Acadêmico Sebastião da Hora estão na organização do EREM – Encontro Regional dos Estudantes de Medicina, que reunirá 10 escolas diferentes. O tema do encontro é: “que médico vou ser quando crescer?” O foco do evento é a educação popular, e será realizado nos dias 3,4,5 e 6 de junho, na Universidade Estadual de Santa cruz, em Ilhéus, Bahia.