Docentes

ADNA DE ALMEIDA LOPES

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Alagoas (1991), mestrado em Letras e Lingüística pela Universidade Federal de Alagoas (1996) e doutorado em Letras e Lingüística pela Universidade Federal de Alagoas (2005). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Psicolingüística, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, leitura e escrita, escrita, erro e alfabetização.

adnalopes@globo.com

ANDRÉA DA SILVA PEREIRA

É graduada em Letras, Tradutor-Intérprete, pela Universidade Ibero-americana. É mestre em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Sua dissertação trabalha a representação da mulher na imprensa paulistana. É doutora também pela PUC-SP no Programa de Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem (2007). Sua pesquisa no doutorado também se concentrou na área da análise do discurso e tem como título "O Diabo na Igreja": um estudos dos discursos identitários de uma universidade confessional na Região do Grande ABC. Trabalha como Professora de Língua Portuguesa e Linguística em regime de Dedicação Exclusiva na Universidade Federal de Alagoas. Faz parte do Grupo de Estudos Projeto de Ensino/Aprendizagem de Línguas cadastrado no Cnpq.

andreasp.alp@uol.com.br

ALDIR SANTOS DE PAULA

Possui graduação em Letras pela UNICAP (1985), mestrado em Lingüística pela Universidade Federal de Pernambuco (1992) e doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Alagoas e membro do conselho editorial de Leitura. Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras (UFAL) e Liames (UNICAMP) . Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: línguas indígenas, língua portuguesa, educação indígena, línguas pano e sociolinguística.

asp@fapeal.br

Possui licenciatura em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1996), mestrado (2000) e doutorado (2006) em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Desde 2003, integra o quadro efetivo de docentes da Faculdade de Letras, da UFAL, atuando como professora do curso de graduação em Letras/Português presencial, da Educação a Distância e do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS). Coordenadora de TCC da Faculdade de Letras. Vice-líder do Grupo de Estudos do Texto e da Leitura: perspectivas interdisciplinares (GETEL), alinha-se às seguintes áreas temáticas: leitura e cognição, linguística de texto e análise da conversação. Tutora do grupo PET Letras/UFAL desde janeiro de 2017.

fabianaoliveira.fale@gmail.com

LÍGIA DOS SANTOS FERREIRA

Lígia dos Santos Ferreira é licenciada em Filosofia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), mestra em Literatura Brasileira pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística da Universidade Federal de Alagoas e doutora em Estudos Literários pelo mesmo programa. Leciona no curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira da Academia Alagoana de Letras em convênio com a Universidade Cidade de São Paulo, desde 2004; e, disciplinas do setor de estudos de Produção do Conhecimento: Ciência e Não-Ciência, Tronco Inicial, da Universidade Federal de Alagoas, no Campus do Sertão, desde 26 de janeiro de 2010.

ligiasferreira@yahoo.com.br

LUIZ FERNANDO GOMES

Possui Pós-Doutorado pela Universidade Estadual de Campinas em Linguística Aplicada, área de concentração Linguagem e Tecnologia (2015), Doutorado pela Unicamp, na mesma área (2007), Mestrado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) em Linguística Aplicada aos Estudos da Linguagem (1998) e é formado em Letras pela Universidade de Sorocaba. Professor concursado da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), onde leciona na FALE- Faculdade de Letras, no Programa de Pós- Graduação em Letras e Linguística ( PPGLL) e no Programa de Mestrado Profissional ? PROFLETRAS. Faz parte do GT Linguagem e Tecnologia da ANPOLL. Presidente da ABEHTE- Associação Brasileira de Hipertexto e Tecnologias Digitais, no biênio 2010-2012, Vice-Presidente da ABEHTE para o biênio 2016-2018, Editor da Revista Quaestio no período 2011-2013 e Editor da revista Leitura de 2015 até o momento.Pesquisa os seguintes temas: linguística textual: hipertexto e multimodalidade, relações verbal- não verbal; leitura e escrita em dispositivos e ambientes digitais; linguagem e tecnologia no ensino presencial e a distância e multiletramentos. Autor dos livros: Hipertextos Multimodais: leitura e escrita na era digital (Paco, 2010) e Hipertexto no Cotidiano Escolar (Cortez, 2011), Palavrando (poesia ? Crearte ? 2012), Sebastião, meu avô, pai da minha mãe ( Ficção Biográfica -Editora Jogo de Palavras- 2013) e A mão que fazia desaparecer e outras históricas impossíveis (conto ? Editora Jogo de Palavras -2013).

luiz.gomes39@gmail.com

MARIA INEZ MATOSO SILVEIRA

mimatoso@uol.com.br

 

HELSON FLÁVIO DA SILVA SOBRINHO

Possui Doutorado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (2006) com disciplinas cursadas no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) e no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP e Graduação em Ciências Sociais (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal de Alagoas (2002). Foi professor substituto da UFAL do Centro de Educação (CEDU) ministrando disciplinas de licenciatura em Ciências Sociais e Pedagogia. Em 2007 participou como professor convidado no Programa de Pós-graduação em Sociologia do Instituto de Ciências Sociais - UFAL na Linha de pesquisa Sociedade, Identidade e Pensamento Social. Lecionou a disciplina Análise do Discurso no curso de Especialização em Linguística e Literatura Brasileira na Academia Alagoana de Letras nos anos de 2006 e 2007. Atualmente professor de Linguística, Análise do Discurso e Profissão Docente na Faculdade de Letras da UFAL (atuando na Graduação e no Programa de Pós-graduação). Tem experiência nas áreas de Linguística, Análise do Discurso (AD), Sociologia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Discurso, Língua, Velhice, Sociedade, Mídia e Educação.