Objetivos

O PPGLL tem como objetivo geral formar com excelência acadêmica pesquisadores nas áreas de concentração de Estudos Linguísticos e Estudos Literários para o exercício da docência e da pesquisa qualificados e para a divulgação da produção científica de qualidade nestas áreas, visando atingir contextos sociais mais amplos. 

Para isso, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos:

  1. fomentar o desenvolvimento de práticas de ensino, pesquisa e produção intelectual que promovam a excelência acadêmica com compromisso social;
  2. incentivar projetos de pesquisa coletivos envolvendo professores e alunos do Programa assim como os da graduação de forma a repercutir a produção científica em diferentes níveis acadêmicos;
  3. consolidar e ampliar os diálogos interinstitucionais e os intercâmbios e convênios acadêmico-científicos, promovendo, inclusive, a internacionalização do Programa;
  4. incentivar o aprimoramento e a produção de docentes e discentes, melhorando a distribuição da produção intelectual e incrementando a produção conjunta;
  5. favorecer e apoiar a participação de docentes e discentes em eventos acadêmicos ligados às linhas de pesquisa do Programa; 
  6. promover e apoiar eventos acadêmicos relacionados às áreas de concentração de maneira a ampliar o intercâmbio de ideias no âmbito do Programa e entre diferentes instâncias acadêmicas regionais, nacionais e internacionais, inclusive junto a docentes da Educação Básica através de ações de extensão como cursos de curta duração; 
  7. incentivar a capacitação e o aperfeiçoamento do corpo docente por meio do desenvolvimento de estratégias de afastamento programado para a realização de estágios de pós-doutoramento no país e no exterior;
  8. incentivar a participação de discentes em programas de bolsa sanduíche;
  9. promover e apoiar a vinda de professores visitantes ao Programa; 
  10. dar continuidade à inserção política e acadêmica do Programa em nível local, regional e nacional; 
  11. ajustar a proposta curricular de maneira a torná-la mais flexível e atualizada, tendo como meta a prática interdisciplinar e a atualização científica do conhecimento no campo dos estudos linguísticos e literários; 
  12. dar prosseguimento à política de inclusão social, através da implantação de cotas no sistema de ingresso no Programa; 
  13. criar condições para ingresso, permanência e formação de professores surdos locais e de demais estados do Nordeste, sobretudo aqueles que atuam em instituições de ensino superior, assim como professores indígenas; 
  14. melhorar a infraestrutura e a estrutura administrativa e de pessoal do Programa; 
  15. buscar recursos para o Programa junto a agências de fomento e órgãos superiores da UFAL, bem como através do incentivo para ampliação do número de professores com bolsa de produtividade e projetos financiados; 
  16. garantir a excelência acadêmica do Programa a partir da definição de critérios transparentes e rigorosos para o recredenciamento de docentes, assim como para a seleção de ingresso de discentes; 
  17. aprimorar as estratégias de acompanhamento de discentes egressos e de sua nucleação em diferentes instituições acadêmicas, visando obter informações sobre a repercussão da formação recebida em atividades de ensino, pesquisa, orientação e extensão;
  18. fomentar a produção, intercâmbio e circulação de conhecimento através da Revista Leitura;
  19. implementar estratégias de incentivo, acompanhamento continuado e ajustes das atividades administrativas, docentes e discentes de forma a garantir o atingimento de metas e objetivos traçados com vistas ao aprimoramento da qualidade do Programa e sua boa avaliação;
  20. assegurar junto às instâncias superiores da instituição a execução de políticas institucionais que garantam o adequado funcionamento do Programa.