Histórico

A Universidade Federal de Alagoas (UFAL), fundada em 1961, tem entre as suas unidades de ensino e pesquisa o Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (ICHCA), antigo Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CHLA). Entre as atividades do antigo CHLA, destacou-se a oferta do Curso de Graduação em Letras, funcionando plenamente desde 1952.

As pesquisas desenvolvidas na área de Letras, concernentes ao uso da Língua Portuguesa em situações de ensino e aos estudos em Literatura Brasileira, aliadas às necessidades de renovação do ensino de graduação, levaram, de início, à criação de Cursos de Pós-Graduação “lato sensu”, em nível de Especialização. Posteriormente implantou-se, na gestão do Professor Fernando Gama, como reitor, em 1989, o Curso de Pós-Graduação "stricto sensu", o Mestrado em Letras (CML), criado pelo Conselho de Ensino e Pesquisa (CEPE) da UFAL, em 1997 e recomendado pela CAPES em 1990.

O Mestrado em Letras obteve inicialmente o conceito "C", na avaliação da CAPES, no biênio 1992/1993. Foi credenciado pelo Conselho Federal de Educação (CFE) em 5 de setembro de 1994, através do Parecer 625/94. Na avaliação dos biênios 1994/1995 e 1996/1997, pela CAPES, obteve o conceito "B”.

O Doutorado em Letras, criado em 1991 e implantado em 1995, teve a primeira turma selecionada em 1995 e foi recomendado pela CAPES em 1999. Constituiu-se, assim, o Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística (PPGLL).

Na avaliação da CAPES de 2001, o PPGLL (Mestrado e Doutorado) obteve conceito "B".

Em sua fase inicial, o Mestrado em Letras dividia-se em duas Áreas de Concentração: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. Com a implantação do Doutorado, a reformulação da estrutura curricular anterior e a evolução dos estudos lingüísticos, a Área de Lingüística substituiu a de Língua Portuguesa. A Área de Literatura Brasileira permaneceu como estava.

Em 2004, respondendo a uma demanda antiga, iniciada a partir do Curso de Especialização em Ensino/ Aprendizagem de Línguas Estrangeiras (CEEALE), oferecido pelo Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (LEM), o PPGLL decidiu abrir uma terceira Área de Concentração, nomeada de Inglês: Ensino e Literaturas.

Atualmente, o programa conta com duas áreas: Linguística e Estudos Literários.