Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação / Linguística e Literatura - PPGLL / Pesquisa / Grupos de pesquisa

Grupos de pesquisa

Estudos Linguísticos

Discurso: Sujeito, História e Ideologia

Análise do Discurso - Grupo de Estudos em Discurso e Ontologia

Descrição: O trabalho de pesquisa do grupo vem contribuindo para a compreensão do funcionamento de diferentes discursos que expressam as contradições do processo sociohistórico. As pesquisas propiciaram a publicação de vários livros, a realização de seminários, debates e apresentação dos resultados na mídia impressa e televisiva.

PesquisadoresBelmira Rita da Costa Magalhães (líder), Helson Flavio da Silva Sobrinho (líder), Maria do Socorro Aguiar de Oliveira Cavalcante

 

Grupo de Estudo em Análise do Discurso

Descrição: Apresentam-se neste grupo estudos com uma proposta revolucionária para ler discurso hoje. São elementos da história da Análise do Discurso introduzida por Michel Pêcheux que se aproximam do marxismo. O debate polêmico acerca das relações sociais no capitalismo contemporâneo persiste em silenciar uma teoria materialista revolucionária anunciada por Marx, fazendo-se acreditar no discurso do consenso entre as classes. Entretanto, Pêcheux, ao anunciar uma teoria materialista/revolucionária do discurso, deixa claro que interessa fortalecer teórica e politicamente a luta pela reprodução/transformação da sociedade movida pela luta de classes, pelas relações de produção. Esse é o cerne da teoria marxista na análise do discurso em que o Grupo de Estudos em Análise do Discurso - GrAD pauta suas pesquisas. Propondo uma abordagem teórica e metodológica questionadora dos paradigmas que sustentam o objeto como determinante da significação e dos que afirmam ser o sujeito o senhor absoluto

Pesquisadores: ​Maria Virgínia Borges Amaral (líder), Sóstenes Ericson Vicente da Silva (líder)

 

Linguística Aplicada e Processos Textual-Enunciativos

Ensino e aprendizagem de línguas

Descrição: O grupo de estudos Ensino e aprendizagem de línguas pertence ao Programa de Pós-graduação em Letras e Lingüística da Faculdade de Letras da UFAL. Está situado na linha de pesquisa "Linguística Aplicada" do mesmo Programa e tem participado ativamente das discussões relativas às questões relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem de línguas (materna e estrangeira) e de outros temas relacionados a práticas de linguagem inseridos nas pesquisas desse grupo. Essa participação se dá através de apresentações em eventos nacionais e internacionais, da publicação de livros, capítulos de livros, artigos em periódicos, e, da articulação com o grupo de pesquisa da UFRN e o núcleo de estudos da UFPE. De 2014 a 2016, participou do Projeto CAPES/COFECUB, intitulado Representação do Discurso Outro (RDA) e discursividade escrita: estudo comparativo em francês e português brasileiro, coordenado pela UFPE e pela Université Sorbonne Nouvelle/Paris.

Pesquisadores: ​Rita Maria Diniz Zozzoli (líder), Rita de Cássia Souto Maior Siqueira Lima (líder)

 

Ensino, Pesquisa, Extensão e Formação Docente

Descrição: Este grupo se insere no campo das pesquisas sobre políticas e práticas de formação docente incial e continuada, da identidade e profissionalização docente e pretende contribuir para essas discussões no âmbito local - estado de Alagoas, regional e nacional, especialmente no que se refere ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e suas implicações.

Pesquisadora: ​Lúcia de Fátima Santos

 

Escritura, Texto & Criação

Descrição: Escritura, Texto & Criação (ET&C) propõe-se a: a) Investigar processos de escritura com foco sobre as relações entre sujeito, língua e sentido, delineando procedimentos metodológicos que permeiem a subjetividade e permitam a detecção da criação. b) Elaborar e analisar materiais didáticos com propostas de produção de textos que favoreçam a efetivação destes processos. Através de análises de manuscritos escolares e os processos de escritura em diferentes contextos e práticas de textualização, as três linhas de pesquisa que integram o ET&C perseguem estes dois objetivos gerais. De modo geral, tomamos como ponto em comum a explicitação das relações de alteridade, constitutivas do sujeito falante, indiciadas pelas marcas de rasuras, movimentos de autoria e outros fenômenos linguistico-enunciativos presentes nestes objetos. Dentre nossas diversas atuações, destacam-se: 1. Criação do Laboratório do Manuscrito Escolar (LAME) 2. Coordenação projeto de colaboração internacional InterWriting.

Pesquisadores: ​Eduardo Calil de Oliveira (líder), Sônia Cristina Felipeto

 

GETEL - Grupo de Estudos do Texto e da Leitura - Perspectivas Interdisciplinares

Descrição: Grupo de Estudos do Texto do Texto e da Leitura - Perspectivas Interdisciplinares Justificativa Os estudos sobre texto, discurso, leitura, cognição, escrita, gêneros textuais e letramento são de extrema importância para os cursos de graduação e pós-graduação das áreas de Letras, Lingüística e Educação, já que essas áreas são responsáveis pela formação de professores de línguas e literatura, além de outros educadores e profissionais que lidam com a questão da linguagem (alfabetizadores, redatores, revisores, dentre outros). O grupo de estudos aqui proposto deve se configurar como um espaço inter e multidisciplinar que deverá abranger estudos, pesquisas, eventos e publicações que terão como alvo principal os professores do ensino básico, alunos da graduação nas áreas referidas, cujos interesses se ligam a essa importante atividade humana ? a (língua)gem e a interação social, seus usos, modos, funções, construtos, suportes e mediações. Consideramos também que o referido grupo será uma forma de nossos programas de pós-graduação darem um efetivo retorno social, uma contribuição significativa para minimizar, de alguma forma, o atual quadro de crise em que se encontra o ensino na escola básica no nosso Estado.

Pesquisadores: ​Maria Inez Matoso Silveira (líder), Maria Francisca Oliveira Santos

 

Letramentos, Educação e Transculturalidade

Descrição: Oferta de curso de capacitação para professores de inglês da rede pública de Alagoas em Maceió e em Arapiraca, no período de setembro de 2013 a julho de 2014. Publicação de artigos e capítulos dos participantes. Participação na elaboração dos referências curriculares de língua estrangeira moderna para o Ensino Fundamental e Médio - Secretaria Estadual da Educação de Alagoas.

Pesquisador: ​Sergio Ifa (líder)

Websitehttp://grupolet.blogspot.com.br/

 

Observatório da linguagem em uso

Descrição

O presente grupo procura mostrar as relações estabelecidas no discurso em diversos contextos, sejam elas estabelecidas em salas de aula, consultas médicas, entrevistas jornalísticas, textos literários, contextos digitais, entre outros. Os/As pesquisadores/as do grupo também compartilham de reflexões sobre globalização, estudos culturais, pós-colonialismo e hibridismo cultural. A metodologia de cunho etnográfico, utiliza como instrumentos de coleta gravações em áudio e em vídeo, questionários, entrevistas e notas de campo, documentos e textos literários. Questões que afetam a linguagem em uso são o foco das pesquisas, analisando elementos como a relação entre linguagem e cultura, transculturalidade, preconceito e tolerância na linguagem, preservação da face, crenças sobre a linguagem, novos letramentos e multiletramentos e material digital. O grupo participa ativamente de seminários, congressos e eventos locais regionais, nacionais e internacionais. Há, também, uma crescente produção bibliográfica.

Pesquisador: ​Paulo Rogério Stella (líder) 

 

Teoria e Análise Linguística

fonUFAL: Estudos em Fonética e Fonologia

Descrição: O Grupo de Estudos em Fonética e Fonologia (FonUFAL) conta com pesquisadores e estudantes que desenvolvem pesquisa de caráter teórico-experimental em diversas áreas: descrições de aspectos fonéticos e fonológicos do português, em variedades do português, na aquisição do português e na interlíngua de aprendizes do espanhol; documentação de línguas indígenas, de variedades do português, de aquisição do português e de língua de sinais; descrições de características prosódicas do português: leitura em voz alta, desambiguização, estrutura informacional e agrupamentos numéricos. Vários desses projetos são financiados por órgão de fomento nacionais e internacionais. Os integrantes do grupo têm publicado os resultados das suas pesquisas em eventos científicos, em periódicos especializados e em livros da área. O grupo, cujos membros reúnem-se semanalmente para leituras, tem organizado e realizado eventos científicos nacionais e internacionais, e recebido professores visitantes estrangeiros.

Pesquisadores: ​Miguel Oliveira Jr (líder), Januacele Francisca da Costa (líder), Jair Barbosa da Silva

Websitewww.fale.ufal.br/grupopesquisa/fonufal 

 

Línguas Brasileiras: análise, aquisição e ensino

Descrição: O grupo pertence ao Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas. Situa-se na linha de pesquisa de Teoria e Análise Linguística do referido programa. O grupo objetiva agrupar projetos dedicados a: 1) descrição, análise e documentação de línguas brasileiras, incluindo-se o português, as línguas indígenas e a língua brasileira de sinais (libras); 2) aquisição da linguagem oral e escrita pela criança, a aquisição da escrita por jovens e adultos, a aquisição de libras e do português escrito pelo sujeito surdo; 3) desdobramentos da reflexão linguística para pensar o ensino das línguas e 4) reflexão sobre teorias, métodos e epistemologia no campo da linguística.

Pesquisadores: ​Aldir Santos de Paula (líder), Núbia Rabelo Bakker Faria (líder), Alan Jardel de Oliveira

 

Programa de Estudos Linguísticos

Descrição: O grupo de pesquisas Programa de Estudos Linguísticos (PRELIN) foi criado em 1992 e, desde então, vem desenvolvendo inúmeras pesquisas em Sintaxe Gerativa. Tais estudos objetivam observar, descrever e explicar fenômenos sintáticos de línguas naturais. Os estudos desenvolvidos pelo grupo incluem trabalhos nas linhas de investigação de Teoria da Gramática, de Aquisição da Sintaxe, de Sintaxe Comparativa e de Linguística Educacional. Estas pesquisas envolveram e evolvem alunos de graduação, pós-graduação e professores pesquisadores da UFAL e de outras instituições do Brasil e do exterior.

Pesquisadores: ​Telma Moreira Vianna Magalhães (líder) Adeilson Pinheiro Sedrins, Elyne Giselle de Santana Lima Aguiar Vitório

Websitehttp://www.ufal.edu.br/unidadeacademica/fale/pesquisa/prelin-programa-de-estudos-linguisticos/

 

Estudos Literários

Literatura: Poéticas, Cultura e Memória

História e construção literária (LiterHis)

Descrição: O grupo de pesquisa, intitulado História e construção literária, está vinculado ao Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística e ao curso de História da Universidade Federal de Alagoas, onde atua a líder do grupo. A pesquisa visa à análise dos elementos formais de narrativas literárias, examinadas em correlação com seu quadro histórico de referência.

Pesquisadores: ​Ana Claudia Aymoré Martins (líder), Gilda de Albuquerque Vilela Brandão (líder), Marcus Vinicius Matias

 

Literatura e Utopia

Descrição: O grupo vem desenvolvendo projetos de pesquisa em vários níveis (TCC, PIBIC, mestrado, doutorado e pós-doc), e as/os integrantes têm produzido e apresentado trabalhos em eventos locais, regionais, nacionais e internacionais. Possui ligações com as seguintes associações nacionais e internacionais: Anpoll, Abralic, Abrapui, Society for Utopian Studies (Portugal), Centro Interdipartimentale di Reserca Sull'Utopia (Itália), Ralahine Centre for Utopian Studies (Irlanda). As produções do grupo, veiculadas em artigos, periódicos, capítulos, coletâneas e livros, convergem para o objetivo central unindo os projetos, concluídos e em andamento: estudar várias tradições, gêneros, textos e/ou experiências artísticas e comunitárias, sob a perspectiva dos estudos culturais, centrada nos estudos críticos da utopia, enfocando as interrelações entre literatura, cultura, sociedade.

Pesquisadores: ​Ildney de Fátima Souza Cavalcanti (líder), Ana Claudia Aymoré Martins, Gilda de Albuquerque Vilela Brandão, Marcus Vinicius Matias, Pedro Henrique Trindade Kalil Auad

Websitehttp://www.fale.ufal.br/grupopesquisa/literaturaeutopia/

 

Mare&sal Estudos e Pesquisas Interdisciplinares

Descrição: O grupo Mare&sal, criado em 1997, na UFAL, é interdisciplinar e desenvolve pesquisas em estudos de gênero associadas a áreas do conhecimento como literatura, psicanálise. direitos humanos sociais e ecocrítica. Vincula-se principalmente ao Programa de Pós-graduação em Letras, da Faculdade de Letras, onde atua a sua líder. O grupo colabora com outros, como Literatura e utopia, da UFAL, bem como ao NELAP - Núcleo de Est. em Letras e Artes Performáticas da UFMG. Seu primeiro projeto coletivo (1999-2001), envolveu a UFAL, UFBA e UFRPE, resultando na publicação da Coleção Mare&sal (CNPq - três vols: Literatura, Saúde e Sociologia). Outras publicações incluem vários estudos sobre gênero e feminismo. O grupo tem formado pesquisadoras/es desde a IC até o doutorado nas várias áreas do conhecimento. Conta hoje com 18 integrantes: 6 pesquisador@s, + 12 discentes (4 Dout., 4 Mest, 2 IC) + 2 colaborador@s (grad) cujos projetos convergem para o feminismo em suas várias vertentes.

Pesquisadora: ​Izabel de Fatima de Oliveira Brandao (líder)

Websitehttps://www.facebook.com/groups/1829073330657152/

 

Poesia brasileira e História

Descrição: Sem cair nos riscos estreitos de uma abordagem conteudística, este projeto tem como propósito pesquisar as relações entre Literatura e História - campo, a nosso ver, pouco explorado na prática analítica. Fundamentado em estudos de teoria e crítica literárias, em ensaios historiográficos e na abordagem discursiva de textos, o projeto analisa obras poéticas que se enquadrem na linha de pesquisa Literatura e História, da Universidade Federal de Alagoas, à qual pertencemos. Seu corpus abrange poetas pertencentes às diversas tradições que por aqui se constituíram e vêm se formando, desde o século XIX até a atualidade. Desenvolvida no local de trabalho da líder do grupo, a pesquisa poderá incluir poetas quase ausentes de nossa historiografia literária.

Pesquisadoras: Gilda de Albuquerque Vilela Brandão (líder), Ildney de Fátima Souza Cavalcanti

 

Poéticas interartes

Descrição: Sem cair nos riscos estreitos de uma abordagem conteudística, este projeto tem como propósito pesquisar as relações entre Literatura e História - campo, a nosso ver, pouco explorado na prática analítica. Fundamentado em estudos de teoria e crítica literárias, em ensaios historiográficos e na abordagem discursiva de textos, o projeto analisa obras poéticas que se enquadrem na linha de pesquisa Literatura e História, da Universidade Federal de Alagoas, à qual pertencemos. Seu corpus abrange poetas pertencentes às diversas tradições que por aqui se constituíram e vêm se formando, desde o século XIX até a atualidade. Desenvolvida no local de trabalho da líder do grupo, a pesquisa poderá incluir poetas quase ausentes de nossa historiografia literária.

Pesquisadoras: Susana Souto Silva (líder), Eliana Kefalás Oliveira (líder), Ana Clara Magalhães de Medeiros

 

Quadro a Quadro

Descrição: Por meio do edital nº 01/2017 Fapeal/Cepal/Edufal, o grupo "Quadro a Quadro" obteve, no ano de 2018, o apoio à sua primeira publicação, intitulada "Quadro a quadro: o que há por trás das narrativas gráficas", publicada pelas editoras Edufal e Imprensa Oficial Graciliano Ramos, sob organização dos pesquisadores Marcus Matias e Jozefh Queiroz.

PesquisadoresJozefh Fernando Soares Queiroz (líder), Marcus Vinicius Matias