Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação / Linguística e Literatura - PPGLL / Pesquisa / Áreas de concentração e linhas de pesquisa

Áreas de concentração e linhas de pesquisa

Estudos Linguísticos

Discurso: Sujeito, História e Ideologia

Descrição: Estudos sobre o discurso enquanto práxis sócio-histórica, mediante análise de suas materialidades significantes produzidas nas formações sociais. Estudos sobre o sujeito do discurso na relação língua e história, ideologia e inconsciente na sociedade capitalista.

Docentes da linha: Profa. Dra. Belmira Rita da Costa Magalhães, Prof. Dr. Helson Flávio da Silva Sobrinho, Profa. Dra. Maria do Socorro Aguiar Oliveira Cavalcante, Profa. Dra. Maria Virgínia Borges Amaral, Prof. Dr. Sóstenes Ericson Vicente da Silva.

Linguística Aplicada e Processos Textual-Enunciativos

Descrição: A linha reflete sobre práticas sociais de linguagem, numa perspectiva processual, estuda em tempo real a produção escrita e o texto como produto final, a partir da perspectiva da Genética Textual, investiga, na área da leitura e da cognição, o processamento da decodificação e da compreensão leitora de alunos da educação básica e analisa manifestações linguísticas do emprego de artifícios da linguagem para a persuasão. Visa a investigar, portanto, processos de ensino e aprendizagem de língua, constituições identitárias, fenômenos linguístico-discursivos envolvidos em práticas da/na/com linguagem, questões relacionadas à atividade metalinguística dos sujeitos, às rasuras, à interação e ao ensino e aprendizagem da gramática e da produção textual, entre outras. A interrelação entre os projetos de pesquisa da linha, de extensão, e produtos de pesquisas envolvem um grande número de participantes fora dos muros da universidade em diversas modalidades de ensino, na língua materna e estrangeira.

Docentes da linha: Prof. Dr. Eduardo Calil de Oliveira, Profa. Dra. Lúcia de Fátima Santos, Profa. Dra. Maria Francisca Oliveira Santos, Profa. Dra. Maria Inez Matoso Silveira, Prof. Dr. Paulo Rogério Stella, Profa. Dra. Rita de Cássia Souto Maior Siqueira Lima, Profa. Dra. Rita Maria Diniz Zozzoli, Prof. Dr. Sérgio Ifa, Profa. Dra. Sônia Cristina Simões Filipeto

Teoria e Análise Linguística

Descrição: A linha de pesquisa em teoria e análise linguística é destinada aos estudos de fenômenos linguísticos – fonológicos, morfológicos, sintáticos e semânticos – de línguas naturais (oroauditivas ou gestovisuais) com ou sem documentação prévia, a partir de texto oral ou escrito, sob diferentes abordagens teóricas. Os campos de atuação nessa linha são a) teorias, métodos e epistemologia no campo da linguística; b) descrição linguística; c) variação linguística e mudança linguística; d) sintaxe gerativa; e) fonética e fonologia (teórica e experimental); f) aquisição e ensino de línguas e g) línguas de sinais.

Docentes da linha: Prof. Dr. Adeilson Pinheiro Sedrins, Prof. Dr. Aldir Santos de Paula, Profa. Dra. Elyne Vitório Giselle de Santana Lima Aguiar, Prof. Dr. Jair Barbosa da Silva, Profa. Dra. Januacele Francisca da Costa, Prof. Dr. Miguel Oliveira Jr, Profa. Dra. Núbia Rabelo Bakker Faria, Profa. Dra. Telma Moreira Vianna Magalhães.

Estudos Literários

Literatura: Poéticas, Cultura e Memória

Descrição: A linha se dedica às pesquisas que analisam o corpus literário (nas línguas espanhola, inglesa e portuguesa), a partir de vertentes teóricas várias: autoria feminina, estudos de gênero, estudos queer, estudos culturais, estudos críticos da utopia, crítica feminista, crítica feminista e ecologia, poéticas interartes, poéticas polifônicas, poéticas da alteridade, estudos da memória, escrita, leitura e circulação, literatura popular e oralidade, teorias literárias da modernidade e da contemporaneidade, compreendidas em perspectiva internacional como constructo histórico em tensão com a práxis social.

Docentes da linha: Profa. Dra. Ana Clara Magalhães de Medeiros, Profa. Dra. Ana Cláudia Aymoré Martins, Profa. Dra. Gilda de Albuquerque Vilela Brandão, Profa. Dra. Ildney de Fátima Souza Cavalcanti, Profa. Dra. Izabel de Fátima de Oliveira Brandão, Prof. Dr. Jozefh Fernando Soares Queiroz, Prof. Dr. Marcus Vicícius Matias, Profa. Dra. Susana Souto Silva.