Grupo Mare&sal Estudos e Pesquisas Interdisciplinares

O grupo Mare&sal, criado em 1997, na UFAL, é interdisciplinar e desenvolve pesquisas em estudos de gênero associadas a várias áreas do conhecimento: literatura, psicanálise, direitos humanos sociais, filosofia e serviço social. Vincula-se ao PPG Letras, à Faculdade de Letras, onde atua a sua líder; à de Medicina, onde atua a vice-líder; vincula-se ainda às Unidades de Educação, C. Humanas, Comunic. Social e Artes, e Serviço Social, além do Núcleo Temático Mulher & Cidadania. O Mare&sal também colabora com outros grupos, como Literatura e utopia, da UFAL.O projeto "Resgate e representação da identidade de gênero de mulheres na ciência e nas artes", financiado pelo CNPq (1999-2001), envolveu a UFAL, UFBA e UFRPE, tendo resultado na publicação da Coleção Mare&sal (3 volumes). O grupo tem formado pesquisadoras/es da IC ao doutorado nas várias áreas do conhecimento. Conta hoje com seis pesquisador@s (+10 discentes) cujos projetos convergem para o feminismo em suas várias vertentes, em diálogo com outros campos do conhecimento. Sua líder é pesquisadora do CNPq, nível 2. O grupo reúne-se periodicamente para estudos e debates relacionados às pesquisas.

Projetos atuais

  1. Traduções da cultura: uma antologia interdisciplinar ... (UFAL/UFSC, financ. CNPq);
  2. Reconfigurações feministas na poesia de G. Nichols (financ. CNPq);
  3. Corpo e exílio na narrativa de Lya Luft;
  4. Compreendendo a realização progressiva do direito à alimentação ...: o caso das travestis em Maceió, Al (financ. da Sec. de Est. da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos); 5)Represent. sociais de gênero, étnico/raciais e de sexualidade entre os profissionais do magistério;
  5. Identidades de gênero de jovens do sexo masculino, em Maceió:... (Edufal: 2009); O corpo em revista (Edufal: 2005) e a "Coleção Mare&sal" (Edufal/CNPq, 2002 e 2003).

 

Pesquisadora responsável

Profa. Dra. Izabel de Fátima de Oliveira Brandão

 

DGP CNPq | Website