Você está aqui: Página Inicial / Institucional / Órgãos de Apoio

Órgãos de Apoio

Os Órgãos de Apoio são vinculados à Fale como uma das dimensões no funcionamento da Unidade para favorecer os cursos de graduação, de pós-graduação e de extensão e para organizar a prestação de serviços internos e externos à Faculdade.

Os Órgãos de Apoio da Fale são os seguintes:

Biblioteca Setorial

A Biblioteca Setorial Arriete Vilela conta com um acervo de médio porte específico da área de Estudos da Linguagem (Língua, Línguística e Literatura) e computadores que servem ao sistema de catalogação e empréstimo do acervo.

A biblioteca setorial tem a função de fornecer material bibliográfico de natureza acadêmico-científica para usuários - professores e alunos graduandos e pós-graduandos da Unidade Acadêmica - tais como livros teórico-metodológicos, dicionários, gramáticas, obras literárias, revistas, períodicos, catálogos, dissertações de mestrado e teses de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística (PPGLL), e de outros Programas e Universidades.

Laboratórios de Ensino de Línguas (Label I e II)

Os Laboratórios de Ensino de Línguas I e II, respectivamente Label I e Label II, são compostos por dois ambientes:

Label I - Ambiente composto por uma sala de vídeo/aula destinada à exibição de filmes e/ou ministração de aulas, um mini-laboratório de informática equipado com seis computadores conectados à internet, e uma sala de multimídias com equipamentos de vídeo e áudio.

Label II - Ambiente composto por uma sala equipada com um programa específico para ensino de línguas - SANAKO LAB 100 - por meio do qual podem ser realizadas diversas atividades comandadas da mesa do professor para as 48 cabines dos alunos.

Os laboratórios Label I e II são de uso de professores, graduandos e pós-graduandos da Fale para o ensino/aprendizagem de línguas.

Núcleo de Estudos

A Fale conta ainda com o Núcleo de Estudos Indigenistas (NEI), destinado à divulgação e orientação de pesquisas relacionadas ao estudo de línguas e culturas indígenas do país.

Setor de Exame de Proficiência

O Setor de Exame de Proficiência tem como função a elaboração e correção de Exames de Proficiência em Línguas Estrangeiras, especificamente em Espanhol, Francês, Inglês e Alemão, solicitadas oficialmente pelo PPGLL, assim como por outros Programas de Pós-Graduação de outras Unidades Acadêmicas da Ufal e de outras instituições.

Compete à Coordenação dos Órgãos de Apoio planejar as atividades relacionadas com os exames de proficiência em língua estrangeira internos à Ufal, tais como elaboração de calendário anual para realização de exames de proficiência, divulgação do calendário entre as unidades acadêmicas, indicação de docentes da Fale responsáveis pela preparação e avaliação das provas.

Setor de Tradução (Línguas Orais)

O Setor de Tradução realiza atividades e/ou serviços relacionados à tradução e/ou versão de documentos oficiais e/ou acadêmicos para órgãos internos e externos à Ufal - diplomas, certificados, certidões - nas línguas portuguesa, espanhola, francesa, inglesa e alemã.

Setor de Tradução/Interpretação (Libras)

A FALE possui servidores técnicos em tradução/interpretação em Libras que atuam diretamente no curso de Letras-Libras e em outras demandas do Campus A. C. Simões. O serviço visa à acessibilidade comunicacional de pessoas surdas e pode ser solicitado por meio de preenchimento de formulário online. Confirma mais informações clicando aqui.