Minicurso: Entendendo as práticas sociais de interação verbal: surdos são pessoas iletradas?

17/06/2019 19h09 - Atualizado em 22/09/2020 às 00h13

Data: 27/06/2019

Horário: 10h às 12h

Este encontro tem como objetivo geral promover o entendimento do Letramento dos surdos, em Libras e em Português escrito, sob a perspectiva da Educação Bilíngue (BRASIL, DECRETO No 5.626, de 2005), a qual assegura, em linhas gerais, a Libras como primeira língua (L1) e a Língua Portuguesa escrita como segunda (L2) dos surdos. Para a realização deste trabalho, apresentarei os conceitos teóricos dos gêneros discursivos (BAKHTIN, 1992); de letramento e mudança social, de o letramento na educação e a escolarização do letramento, do letramento como forma de controle social (STREET, 2014) a fim de que possamos entender como se dar o processo de letramento da pessoa surda e quais as implicações pedagógicas que os futuros professores - discentes do curso de Letras Libras - e os professores que já atuam em classes e escolas bilingues da SEDUC - devem considerar ao elaborar suas estratégias de ensino/aprendizagem na educação dos surdos brasileiros.

Inscrições aqui.