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Programas de Extensão

Em consonância com o que está previsto no Projeto Político-Pedagógico de Letras (PPC-Letras) e no Projeto Pedagógico Institucional da Ufal (PPI), é imprescindível que se desenvolvam e se ampliem projetos, ações e eventos culturais que considerem os resultados de pesquisas desenvolvidas na área dos estudos da linguagem, sobretudo de cunho qualitativo, que articulem conhecimentos construídos por meio da interdisciplinaridade, como aquelas que consideram as contribuições da Linguística e da Educação, garantindo a atuação do alunado do curso de Letras na extensão, como preconizado no PNE.


Nesse sentido, a Faculdade de Letras apresenta dois programas de extensão. O Programa “FALE em linguagens: integrando ensino e pesquisa na extensão” privilegia as pesquisas que defendem a necessária articulação entre teoria e prática, compreendendo-a “como um princípio de aprendizagem que se afasta da lógica positivista de produção do conhecimento e possibilita que os alunos se envolvam com problemas reais, tomem contato com seus diferentes aspectos e influenciem nas soluções.” (PPI, p.7). Este Programa visa a integrar projetos e ações de extensão da Faculdade de Letras, articulando as práticas de pesquisa e ensino com o objetivo de propor reflexões e alternativas sobre a relação da universidade com a sociedade. Também é objetivo ampliar os conhecimentos acerca da realidade vivenciada nos vários campos de atuação do profissional de Letras, a partir dos projetos, ações, cursos e eventos aqui apresentados, que serão desenvolvidos de modo articulado.


Já o Programa “Casas de Cultura” tem como objetivo abarcar as atividades de extensão vinculadas às Casas de Cultura, sob a coordenação da Câmara de Extensão da Faculdade de Letras. Tais ações buscam oferecer cursos e eventos que promovam o desenvolvimento linguístico e cultural que atendam às demandas da sociedade assim como visa articular teoria e prática na iniciação à docência, ao possibilitar o licenciando de Letras a uma formação profissional que contemple um fazer pedagógico mais crítico e reflexivo.