Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação / Enfermagem / Grupos de Pesquisa

Grupos de Pesquisa

Institucionais e Parceiros http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/

Grupo de Pesquisa em Saúde Mental, Álcool e outras Drogas Austregésilo Carrano Bueno - GPESAM

Líder: Prof.ª Dr.ª Maria Cicera dos Santos de Albuquerque
cicera.albuquerque@esenfar.ufal.br

Vice-Líder: Prof.ª Dr.ª Verônica de Medeiros Alves

Produzir estudos avançados e pesquisas que possam: Contribuir para uma assistência de enfermagem à pessoa, à família e a comunidade em sofrimento psíquico na Rede de Atenção Psicossocial do Sistema Único de Saúde. Contribuir para a atenção psicossocial a pessoa com transtorno mental, uso de álcool e outras drogas. Criar novas perspectivas para o acolhimento e escuta qualificada a pessoa com transtorno mental, uso de álcool e outras drogas como também a seus familiares e coletividade.

Linhas de Pesquisa: Acolhimento em saúde mentalAssistência de enfermagem em serviços substitutivosPerfil em Saúde MentalRelação InterpessoalTecnologias da relação interpessoalTranstornos em Saúde MentalUso e Abuso de Álcool e Outras Drogas.

 

TECES - Tecnologias e Evidências para o cuidado de enfermagem e de saúde 

Líder: Prof.ª Dr.ª Regina Célia Sales Santos Veríssimo
reginasales@esenfar.ufal.br

O Grupo Tecnologias e Evidências para o cuidado de enfermagem e de saúde – TECES tem por objetivos contribuir para desenvolvimento de pesquisas na área desenvolvimento de tecnologias para cuidado de enfermagem e também desenvolver pesquisas que favoreçam a prática da Enfermagem baseada em evidências com o propósito de formação para a mudança da prática clínica da enfermagem sustentada por evidências sólidas. Linhas de Pesquisa: Evidências em Enfermagem e em Saúde; Tecnologias para o cuidado de enfermagem e da saúde.

 

Grupo de Estudos e Pesquisas Cuidado em Saúde - UFAL

Líder: Prof.ª Dr.ª Célia Alves Rozendo
celia.rozendo@pq.cnpq.br

Pesquisadores: Patrícia de Carvalho Nagliate, Maria Lysete de Assis Bastos, Débora de Souza Santos

Contribuir para o desenvolvimento de propostas inovadoras no processo de assistir e cuidar, incluindo a gestão, a educação e o ensino em saúde e em enfermagem. Para tanto, propõe a realização de estudos, pesquisas e divulgação de conhecimentos acerca do cuidado em saúde numa perspectiva interdisciplinar, visando a melhoria da qualidade da assistência e do processo de cuidar.

Linhas de Pesquisa: Ensino e educação para o cuidado em saúde, Processos de trabalho e gestão do cuidado em saúde e Tecnologias no processo de cuidar.

 

Grupo de Estudo D. Isabel Macintyre - UFAL

Líder: Prof.ª Dr.ª Regina Maria dos Santos
relpesantos@gmail.com

Vice-Líder: Prof.ª Dr.ª Maria Cristina Soares Figueiredo Trezza
trezzacris@gmail.com

Este grupo se interessa por estudos que abordem a história da saúde e da enfermagem bem como os fenômenos que cercam os aspectos éticos e o processo de organização profissional. O Grupo de Pesquisa Isabel Macintyre tem o entendimento de que é necessário garantir a liberdade de pensamento e de construção de idéias, encaminhando assim pela liberdade de escolha das abordagens teórico-metodológicas. Não obstante, aquelas que estiverem sendo utilizadas pelos participantes serão estudadas e debatidas pelo grupo. O fundamento filosófico que sustenta o grupo é o Relativismo Cultural.

Linhas de Pesquisa: História da Enfermagem Brasileira/alagoana; Ética e Organização Profissional.

 

Grupo de Estudo PROCUIDADO -  UFAL

Líder: Prof.ª Dr.ª Maria Cristina Soares Figueiredo Trezza
trezzacris@gmail.com

Vice-Líder: Prof.ª Dr.ª  Maria dos Santos
relpesantos@gmail.com

Este grupo de pesquisa se interessa por estudos que resultem na ampliação das possibilidades de cuidar das pessoas em sua realidade de vida. Por isso, envida esforços na busca de estratégias de cuidado para além das habitualmente praticadas no âmbito do saber e do fazer divulgados. Assim sendo, o PROCUIDADO espera ser visto como um espaço de liberdade de proposições éticas e estéticas que pretendem responder às necessidades das pessoas em suas singularidades.

Linhas de Pesquisa: Estudos que contribuem para ampliar as possibilidades de cuidar de pessoas; Estudos que contribuem para o entendimento das pessoas no seu contexto e circunstância de vida.

 

Grupo de Estudo Enfermagem, Saúde e Sociedade - GEESS -  UFAL

Líder: Prof.ª Dr.ª Ruth França Cizino Trindade
ruth.trindade@esenfar.ufal.br

Líder: Prof.ª Dr.ª Ruth França Cizino Trindade
ruth.trindade@esenfar.ufal.br

Vice-Líder: Prof.ª Dr.ª Jovânia Marques de Oliveira e Silva
jovaniasilva@gmail.com

O grupo está inserido na região nordeste que vive em uma desigualdade de desenvolvimento cujos indicadores de saúde comprovam a tese da desigualdade. Assim sendo a compreensão de estreita relação entre saúde e sociedade, nas áreas de saúde sexual e reprodutiva, saúde da mulher e do homem em seu ciclo de vida, o contexto de violência em que vive a sociedade e sua repercussão na saúde é essencial para que se possam buscar entender as contradições e o insucesso das políticas de saúde implantadas no Brasil.

Linhas de Pesquisa: Atenção Básica; Epidemiologia; Estudos da violência; Saúde da mulher e do homem em seu ciclo de vida.

 

Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem na Saúde Materno Infantil - GEPESMI

Líder: Prof.ª Dr.ª Ingrid Martins Leite Lúcio
ingridmll@esenfar.ufal.br

Vice-Líder: Prof.ª Dr.ª Amuzza Aylla Pereira dos Santos

Pesquisadores: Débora de Souza Santos, Patrícia de Carvalho Nagliate e Jovânia Marques de Oliveira e Silva

O grupo se propõe a integrar os eixos de ensino, pesquisa, extensão e gestão da Universidade Federal de Alagoas/Esenfar, na perspectiva do incentivo a formação de recursos humanos na área, graduação e pós-graduação em Enfermagem, integrando grupos de pesquisa parceiros, rede dos serviços de saúde de Alagoas, instituições de ensino superior públicas e privadas e comunidade/usuários do SUS.

Linhas de Pesquisa: Mulher como dimensão de vulnerabilidade social e à saúde; Crescimento e desenvolvimento da criança e do adolescente; Cuidado Integral à Saúde do Recém-nascido e Família; Processo de Cuidar da criança, adolescente e família em situação de saúde e doença; Saúde da Mulher: cuidado humanizado no ciclo gineco-obstétrico; Tecnologias e práticas inovadoras no cuidado em saúde da criança, adolescente e família.

 

Núcleo de Pesquisa e Inovação Tecnológica em Tratamento de Feridas  - UFAL

Líder: Prof.ª Dr.ª Maria Lysete de Assis Bastos
maria.bastos@esenfar.ufal.br

Vice-Líder: Prof.ª Dr.ª Regina Célia Sales Santos Veríssimo

Este Grupo de pesquisa tem 4 anos de criação e até o momento tem realizado pesquisas com plantas da flora alagoana na busca de atividades biológicas que venha ajudar no processo de cicatrização de feridas.

Linhas de Pesquisa: Avaliação da Eficácia de Produtos e Substâncias Naturais ou Sintéticas em Seres Humanos por Meio de Ensaios Clínicos; Avaliação do Potencial Antimicrobiano, cicatrizante e tóxico de plantas alagoanas, organometálicos e medicamentos no Tratamento de feridas; Enfermagem, Nutrição, Microbiologia e Feridas; Epidemiologia das feridas no estado de Alagoas com ênfase para úlceras de decúbito, varicosas, de pé diabético e queimaduras.

 

Avanços em Tecnologia, Ensino e Gerenciamento para a Saúde do Adulto, o Centro Cirúrgico (CC) e o Centro de Material Esterilizado (CME) - UFAL

Líder: Eveline Lucena Vasconcelos
evelinelucena@gmail.com

Aprimorar o conhecimento, o ensino e a aprendizagem em centro cirúrgico (CC) e centro de material esterilizado (CME). Aportar crescimento tecnológico em CME e CC no intuito de aprimorar o cuidado de enfermagem ao paciente como também, no intuito de propiciar a otimização e crescimento das práticas diárias de enfermagem.

Linhas de Pesquisa: Aprimoramento de Técnicas e Tecnologias em Enfermagem; Ensino e aprendizagem em CME e CC; Inovação tecnológica em Saúde do Adulto, CC e CME.

 

Grupo de Pesquisa em Assistência e Atenção Farmacêutica – UFAL

Pesquisadora: Prof.ª Dr.ª Sabrina Joany Felizardo Neves
joanysabrina@gmail.com

Projeto de Pesquisa 'Problemas de Saúde Relacionados a Medicamentos em Usuários da Unidade de Emergência do SUS em Maceió aprovado pelo CNPq/ MS / MCT com número PROJ_776_931588 e SS-AL / FAPEAL com número de processo 016/2004 Edital PPSUS 2004-AL (Atenção Farmacêutica) Projeto de Pesquisa 'Monitoramento da Qualidade de Medicamentos Antirretrovirais produzidos pela Indústria Farmacêutica de Alagoas' aprovado pelo CNPq com número de processo: 402665/2005-8 Edital 054/2005 (Assistência Farmacêutica).

Linhas de Pesquisa: Assistência Farmacêutica; Atenção Farmacêutica; Farmácia Clínica.

 

Saúde Coletiva e Ensino na Saúde/UFV

Pesquisadora: Prof.ª Dr.ª Célia Alves Rozendo
celia.rozendo@pq.cnpq.br

Como principais repercussões deste grupo de pesquisa, destaca-se: o desenvolvimento de projetos de pesquisas relacionados ao ensino na saúde; a criação de grupos de pesquisa interdisciplinares com vistas ao fortalecimento do SUS; o desenvolvimento e implementação de estratégias de formação e inovação; pedagógica; a construção de espaços de reflexão sobre a prática pedagógica inovadora no contexto da formação de profissionais da Saúde; a formação de Recursos Humanos no ensino da saúde, com vistas à consolidação do SUS; a capacitação de docentes para a utilização de metodologias inovadoras; a formação de equipes responsáveis por estabelecer/criar redes de intercâmbio com outros centros de estudos de inovação em docência superior no Brasil e no exterior.  

Linhas de pesquisa: Metodologias ativas de ensino e aprendizagem; Políticas de Saúde

 

Grupo Rede de Pesquisa e Prática em Trabalho, Educação e Saúde Coletiva

Líder: Prof.ª Dr.ª Débora de Souza Santos

Vice-Líder: Prof.ª Dr.ª Patrícia de Carvalho Nagliate

Desenvolvimento de atividades e produtos relacionados à qualificação das práticas de saúde, no âmbito dos serviços do Sistema Único de Saúde, utilizando como referencial teórico as temáticas de trabalho, educação e gestão em saúde. Nessa perspectiva, a Educação Permanente é compreendida como estratégia prioritária no desenvolvimento de pesquisas e intervenções que busquem a transformação do processo de trabalho das equipes de saúde nos diversos cenários de atenção.

Linhas de Pesquisa: Educação Permanente em Saúde; Integralidade da atenção à saúde: modelos e práticas; Tecnologias e organização do processo de trabalho em saúde; Trabalho e Gestão em Saúde e Enfermagem.

 

Vigilância de base laboratorial de doenças infecciosas.

Pesquisadora: Prof.ª Dr.ª Débora de Souza Santos

Foco no desenvolvimento de pesquisas com atividades de campo e de laboratório destinadas ao estudo de doenças infecto-parasitárias com ênfase na vigilância em saúde. O grupo congrega pesquisadores de atuação multidisciplinar e mantém colaboração com redes internacionais. Além das atividades de pesquisa, o grupo participa de programas de ensino, stricto sensu (Mestrado Acadêmico e Profissional e Doutorado em Saúde Pública) e lato sensu oferecendo cursos de capacitação de profissionais da rede SUS. Fiocruz, contribui para o fortalecimento do grupo no incremento de pesquisas e na formação de recursos humanos.

Linhas de Pesquisa: Biossegurança e ambiente; Gestão ambiental e saúde; Vigilância epidemiológica.

 

Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem na Saúde da Mulher e Vulnerabilidades - GEPSMUV

Líder: Prof.ª Dr.ª Amuzza Aylla Pereira dos Santos

O grupo desenvolve estudose pesquisas para os cuidados das mulheres em situação de vulnerabilidades social e em saúde. Tem por objetivo contribuir para desenvolvimento de ações que promovam cuidados prioritários, sem discriminação de qualquer natureza, voltadas para as mulheres em situação prisional, em condição de rua, no ciclo gravídico-puerperal, nas IST's/HIV/AIDS, nos cânceres de Colo de útero e mama e nas violências diversas.  

Linhas de pesquisa: Cuidados gineco-obstetricos associado ao contexto das vulnerabilidades social e em saúde; Infecções Sexualmente Transmissíveis e suas repercussões na Saúde da Mulher; Violência a mulher no contexto social e de saúde.

 

Tecnologias e Intervenções de enfermagem referentes a infecção relacionadas a assistência à saúde e ao período perioperatório

Líder: Prof.ª Dr.ª Thaís Honório Lins Bernardo
thais.bernardo@esenfar.ufal.br

O Grupo de pesquisa Tecnologias e Intervenções de enfermagem referentes a infecções relacionadas a assistência à saúde e ao período perioperatório tem como objetivos desenvolver pesquisas e tecnologias com aspectos clínicos, epidemiológicos e microbiológicos relacionados a infecções na assistência à saúde com ênfase na prevenção e tratamento das mesmas, assim como na área perioperatória. Tendo como finalidade contribuir de modo relevante para a
produção de conhecimento científico, teórico e prático, assim como melhoria na qualidade da assistência em 

enfermagem.

Linhas de Pesquisa: Infecções relacionadas a assistência à saúde / Enfermagem perioperatória.