Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação / Ciências Farmacêuticas / Apresentação

Apresentação

O Mestrado em Ciências Farmacêuticas, da Escola de Enfermagem e Farmácia, ESENFAR, foi aprovado durante a 134ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC/CAPES) e teve o seu resultado divulgado no dia 03 de abril de 2012. O Programa terá seu primeiro processo seletivo no segundo semestre de 2012. Desde esta data, acontecerá com periodicidade anual

Objetivo Geral

O programa de pós-graduação em Ciências Farmacêuticas visa desenvolver conhecimento técnico-científico de alto nível na área Farmacêutica, formar recursos humanos qualificados e capacitados a exercer atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, contribuindo para o crescimento científico e tecnológico regional, nacional e internacional.


Objetivos específicos

  • Contribuir para o desenvolvimento das Ciências Farmacêuticas por meio de pesquisa, produção e disseminação de novos conhecimentos;
  • Contribuir para o desenvolvimento do Estado de Alagoas e região Nordeste;
  • Formar recursos humanos com ética aptos a gerar conhecimentos e domínio científico e tecnológico nas áreas que abrangem as Ciências Farmacêuticas;
  • Formar mestres para exercer atividades de ensino, pesquisa e extensão, aprofundando seus conhecimentos e aprimorando sua produção intelectual;
  • Interagir com outros centros de pesquisa, setores produtivos e sociedade.


Perfil do Mestre a ser formado:
O mestre será portador de conhecimentos e habilidades para o ensino e desenvolvimento de pesquisa científica, com abrangência na área de produção, controle, uso e avaliação biológica de substâncias bioativas e medicamentos. Para tanto o mestre deverá apresentar senso crítico, competência técnica, científica e pedagógica relacionados com as áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão, bem como desenvolver capacidade de interagir com outros profissionais da saúde, contribuindo para a sociedade e para qualidade de vida. Possuir uma visão crítica da Ciência e postura ética nas atividades da docência e pesquisa. Desenvolver habilidades que oportunizem interações multi e interdisciplinares.


Nível
Mestrado Acadêmico 


Área de Concentração
Ciências Farmacêuticas

A área concentra-se no estudo das propriedades químicas, físico-químicas e biológicas de substâncias bioativas, medicamentos e correlatos; Planejamento, síntese e avaliação biológica de moléculas de interesse farmacêutico; Farmacognosia; Desenvolvimento de medicamentos a partir de substâncias bioativas; Validação de processos e produtos; Controle e garantia da qualidade e avaliação biofarmacêutica de produtos farmacêuticos de origem natural e sintética; Estudos dos efeitos de compostos endógenos ou de xenobióticos em sistemas biológicos e modelos experimentais; Avaliação farmacológica e toxicológica de substâncias bioativas, medicamentos e correlatos.

 

Linhas De Pesquisa

1)Descoberta, Desenvolvimento, Controle, Uso e Garantia de Qualidade de Substâncias Bioativas e Medicamentos.

Esta linha visa tratar das seguintes etapas envolvidas na pesquisa e desenvolvimento de substâncias bioativas, medicamentos e correlatos: Descoberta, desenvolvimento, controle, uso e garantia de qualidade, com abordagens tecnológicas convencionais e de última geração, de forma a garantir a qualidade, segurança e eficácia do produto final.

2) Avaliação Biológica de Substâncias Bioativas e Medicamentos.Os objetivos da linha compreendem a avaliação da atividade anti-hipertensiva, antidiabética e vasodilatadora de substâncias bioativas; avaliação in vitro/in vivo da toxicidade, citotoxicidade e genotoxicidade de substâncias bioativas e medicamentos; avaliação da atividade antiinflamatória, imunomoduladora e antiparasitária de protótipos de fármacos; avaliação microbiológica, bioquímica e fisiológica de substâncias bioativas, medicamentos e correlatos.

 

Bolsas
A concessão de bolsas será condicionada à disponibilidade de cotas de agências de fomento e sua distribuição obedecerá aos critérios estabelecidos por essas instituições e pelo Colegiado do Curso, não sendo garantida sua concessão a todos os classificados.