Você está aqui: Página Inicial / Pesquisa / Grupos

Grupos

Grupo de Pesquisa Química Medicinal

Líder(es) do grupo:

  • João Xavier de Araújo Júnior
  • Êurica Adélia Nogueira Ribeiro
Linhas de pesquisa Total: 8
  • Adesão Terapêutica
  • Avaliação do Potencial Antidiabético e Anti-hipertensivo de Substâncias Bioativas
  • Biomonitoramento de Plantas Medicinais com atividade imunomoduladora/leishmanicida
  • Estudo Químico e Avaliação Toxicológica de Produtos Naturais e Sintéticos Utilizados como Antineoplásicos
  • Metabolismo Intermediario de Insetos
  • Planejamento, síntese e avaliação farmacológica de novos candidatos a compostos-protótipos de fármacos
  • Química Medicinal
  • Utilização Racional de Plantas Medicinais em Hipertensão Arterial Sistêmica

Núcleo de Estudos Avançados e Pesquisa em Saúde Mental Austregésilo Carrano Bueno

Líder(es) do grupo:

  • Maria Cicera dos Santos de Albuquerque
  • Mércia Zeviani Brêda

Produzir estudos avançados e pesquisas que possam: Contribuir para uma assistência de enfermagem à pessoa e à família em sofrimento psíquico na Rede de Atenção do Sistema Único de Saúde. Contribuir para a formação permanente dos profissionais de enfermagem atuantes nos serviços substitutivos da atenção psicossocial. Criar novas perspectivas para o ensino, a aprendizagem e o cuidado na atenção psicossocial. Desenvolver a relação intra e interpessoal como terapêutica do cuidado. Contribuir para a relação interpessoal da equipe de saúde, da pessoa e da família frente ao sofrimento psíquico.

mais...

 

Grupo de Estudos e Pesquisas Cuidado em Saúde

Líder(es) do grupo:

  • Célia Alves Rozendo - celia.rozendo@pq.cnpq.br
  • Ruth França Cizino da Trindade - ruth_trindade@yahoo.com.br

Linhas de pesquisa Abordagem sócio-histórica do cuidado Processos de trabalho e gestão do cuidado em saúde Tecnologias no processo de cuidar Repercussões dos trabalhos do grupo A proposta do Grupo de Estudos e Pesquisas Cuidado em Saúde é contribuir para o desenvolvimento de formas inovadoras no processo de assistir e cuidar em saúde, através de estudos, pesquisas e divulgação de conhecimentos acerca do cuidado em saúde numa perspectiva interdisciplinar, visando a melhoria da qualidade da assistência e do processo de cuidar.

mais...

Grupo de Estudo D. Isabel Macintyre

Líder(es) do grupo:

  • Regina Maria dos Santos - relpesantos@gmail.com
  • Maria Cristina Soares Figueiredo Trezza - trezzacris@gmail.com

Linhas de pesquisa Ética e Organização Profissional História da Enfermagem Brasileira/Alagoana Repercussões dos trabalhos do grupo Este grupo se interessa por estudos que abordem a história da saúde e da enfermagem bem como os fenômenos que cercam os aspectos éticos e o processo de organização profissional. Este grupo, composto neste momento por duas pesquisadoras doutoras, três enfermeiros de serviço e 06 alunas(os) do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal de Alagoas, está aberto à participação de alunos de graduação em enfermagem ou de outros cursos, profissionais da área de saúde e de outras áreas que se interessem pelas linhas de pesquisa que compõem o grupo. O Grupo de Pesquisa Isabel Macintyre tem o entendimento de que é necessário garantir a liberdade de pensamento e de construção de idéias, encaminhando assim pela liberdade de escolha das abordagens teórico-metodológicas. Não obstante, aquelas que estiverem sendo utilizadas pelos participantes serão estudadas e debatidas pelo grupo. O fundamento filosófico que sustenta o grupo é o Relativismo Cultural O grupo se reúne semanalmente por noventa minutos, com pauta dividida em três tópicos: a) informes; b) apresentação e discussão de projeto e c) estudo teórico. O(a) autor(a) do projeto a ser apresentado se responsabiliza por fazer chegar às mãos dos participantes uma súmula de seu estudo escrita em uma lauda, com uma semana de antecedência. Neste momento, o grupo, dividido em duplas, está desenvolvendo três projetos na linha de pesquisa "Ética e Organização Profissional" e um projeto na linha "História da Enfermagem Brasileira/Alagoana, estando todos os participantes conscientes de que um de seus compromissos é publicar os resultados de seus trabalhos em revistas preferencialmente indexadas. Também é compromisso de todos os participantes a apresentação dos trabalhos em eventos regionais, nacionais e internacionais.

Mais...

Grupo de Estudo PROCUIDADO

Líder(es) do grupo:

  • Maria Cristina Soares Figueiredo Trezza - trezzacris@gmail.com Regina
  • Maria dos Santos - relpesantos@gmail.com

Linhas de pesquisa Estudos que contribuem para ampliar as possibilidades de cuidar de pessoas Estudos que contribuem para o entendimento das pessoas no seu contexto e circunstância de vida Repercussões dos trabalhos do grupo Este grupo de pesquisa se interessa por estudos que resultem na ampliação das possibilidades de cuidar das pessoas em sua realidade de vida. Por isso, envida esforços na busca de estratégias de cuidado para além das habitualmente praticadas no âmbito do saber e do fazer divulgados. Assim sendo, o PROCUIDADO espera ser visto como um espaço de liberdade de proposições éticas e estéticas que pretendem responder às necessidades das pessoas em suas singularidades. O PROCUIDADO encontra respaldo para as suas pesquisas no entendimento da ciência como "um processo antes de ser acabamento, um penoso esforço para recomeçar perpetuamente a pensar de maneira precisa" (MOLES, 1995, p.16). O PROCUIDADO concorda com Luckesi quando diz que "a sensibilidade para perceber os fenômenos e perguntar sobre eles é o ponto de partida para se fazer ciência" (LUCKESI, 2000, P.75). Tem como pano de fundo para os seus estudos a pessoa no seu contexto e circunstância de vida, entendendo PESSOA como sendo um ser único, que tem sua própria visão de mundo, com a qual age individual e coletivamente. Como grupo de pesquisa defende o entendimento da participação do aluno como um caminho para o desenvolvimento do espírito científico. Acredita que cuidar é um processo compartilhado onde todos os profissionais tem espaço para contribuir numa perspectiva transdisciplinar, em direção ao cuidado transpessoal, tal como propõe Jean Watson.

Mais...

 

Grupo de Pesquisa em Assistência e Atenção Farmacêutica

Líder(es) do grupo:

  • Maria das Gracas Leopardi Goncalves - gleopardi98@hotmail.com

  • Ticiano Gomes do Nascimento - ticianogn@yahoo.com.br

Linhas de pesquisa:

Assistência Farmacêutica: Esta linha objetiva pesquisa e avaliação dos elementos que compõem o sistema integrado da assistência farmacêutica visando alcançar a eficácia e eficiência nos processos de abastecimento farmacêutico à população

Atenção Farmacêutica: Esta linha objetiva o desenvolvimento de ações de acompanhamento e educação de pacientes em uso de medicamentos visando uma farmacoterapia segura, eficaz e eficiente para os cidadãos.

 

Mais...

Grupo de Estudos em Plantas Medicinais - GEPLAM

Líder(es) do grupo:

  • Sâmia Andrícia Souza da Silva - samia@geplam.com.br
  • Êurica Adélia Nogueira Ribeiro - eurica.ribeiro@pq.cnpq.br

Linhas de pesquisa Avaliação Farmacolológica de Plantas Medicinais do Estado de Alagoas Conhecimentos Tradicionais e Biodiversidade em Alagoas Fitoterapia Repercussões dos trabalhos do grupo O GEPLAM é um grupo de estudos multidisciplinar que atua no desenvolvimento de pesquisas que abordam a utilização de plantas medicinais no Estado de Alagoas, com o objetivo de validar seus usos e fortalecer a fitoterapia no Sistema Único de Saúde, através de ações de extensão universitária.

Mais...

 

Tecnologia e Controle de Qualidade de Medicamentos

  • Irinaldo Diniz Basílio Junior - irinaldodiniz@yahoo.com.br
  • Camila Braga Dornelas - dornelascb@yahoo.com.br

O grupo foi fundado em vista do recente avanço tecnológico na área de medicamentos no Estado de Alagoas. Assim, fez-se necessário a reunião de professores da área na tentativa de implantar e/ou melhorar as tecnologias aplicadas no desenvolvimento e controle de medicamentos. As expectativas destes grupo estão centradas na cooperação científica entre instituições públicas e privadas. Estas cooperações possibilitarão o desenvolvimento de atividade técnico-cientifico que permita a difusão do conhecimento tecnológico no estado e no pais, contribuir com o setor industrial farmacêutico de pequeno a grande porte, permitindo o desenvolvimento sustentável em arranjos produtivos locais e implantação de programas de pós-graduação voltados para a produção e controle de medicamentos no Estado de Alagoas.

Mais...

 

Mulher, Saúde e Sociedade

  • Ruth França Cizino da trindade - ruth_trindade@yahoo.com.br

As atividades do grupo são convergentes à política de pesquisa e extensão da UFAL e da ESENFAR, compreende que a forma de organização social depende de como está produzida e distribuída a riqueza, a totalidade de desenvolvimento e, sobretudo, das condições de vida da população e relações de gênero. O grupo está inserido na região nordeste que vive em uma desigualdade de desenvolvimento cujos indicadores de saúde comprovam a tese da desigualdade. Assim sendo a compreensão de estreita relação entre saúde e sociedade, nas áreas de saúde sexual e reprodutiva, saúde da mulher e do adolescente, o contexto de violência em que vive a sociedade e sua repercussão na saúde é essencial para que se possam buscar entender as contradições e o insucesso das políticas de saúde implantadas no Brasil.

Mais...

 

Tecnologias e Cuidado de Enfermagem na Saúde da Criança e Adolescente.

Líder(es) do grupo:

  • Ingrid Martins Leite Lúcio
  • Leila Pacheco Ferreira Cavalcante

Busca-se com a criação do grupo contribuir com a promoção do cuidado à criança e da família no enfoque da integralidade e humanização das ações de prevenção, tratamento e recuperação da saúde no contexto social onde se inserem. Neste sentido, os resultados fornecerão subsídios para a melhoria das ações da área, adotando-se como base políticas públicas em saúde no Brasil e programas direcionados à criança e família em uma perspectiva multidisciplinar. Dentre os objetivos a proposta: promover a discussão e aprofundamento nos estudos sobre crescimento e desenvolvimento (saudáveis e de risco) de crianças e adolescentes no estado de Alagoas; investigar o processo de cuidado de enfermagem em situação de saúde e doença a partir da perspectiva dos indicadores de saúde do Estado, e investigar tecnologias e práticas inovadoras de cuidados de enfermagem que agreguem melhoria à promoção da saúde da criança e família. Como repercussão do grupo galga-se a aproximação de pesquisadores, docentes, discentes e iniciantes à pesquisa e à educação nesta área, integração graduação e pós-graduação em enfermagem, e fortalecimento do espírito crítico para pesquisa e atuação profissional. A divulgação da produção do grupo ocorrerá por meio de publicações em revistas científicas indexadas e de mérito científico e à profissão além de áreas correlatas; participações em eventos de diversas naturezas; socialização entre grupos de estudo, e entidades afins; promoção de cursos, organização de eventos, apresentação de relatórios de pesquisa (PIBIC/FAPEAL) e trabalhos de conclusão de curso, com o objetivo de contribuir com conhecimentos na área da enfermagem e provocar impactos na prática profissional, além da integração entre o ensino de graduação e pós-graduação.

 

Núcleo de Pesquisa e Inovação Tecnológica em Tratamento de Feridas

Líder(es) do grupo: Maria Lyste de Assis Bastos – lysetebastos@gmail.com

Ingrid Martins Leite Lúcio - ingridmartins30@gmail.com

O Núcleo de Pesquisa e Inovação Tecnológica em Tratamento de Feridas foi criado em maio de 2011, de perfil multidisciplinar atuando no desenvolvimento de pesquisas, com enfoque nas seguintes linhas:  1. Avaliação do Potencial Antimicrobiano, cicatrizante e tóxico de plantas alagoanas, organometálicos e medicamentos no tratamento de feridas; 2. Epidemiologia das feridas no estado de Alagoas com ênfase para úlceras de decúbito, varicosas, de pé diabético e queimaduras; 3. Enfermagem, Nutrição, Microbiologia e Feridas; 4. Avaliação da Eficácia de Produtos e Substâncias Naturais ou Sintéticas em Seres Humanos por Meio de Ensaios Clínicos.