Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação / Doutorado em Materiais / Apresentação

Apresentação

 

A ideia de se implantar um programa de doutorado na área multidisciplinar de materiais surgiu devido a dois fatos observados no Estado de Alagoas, i) há uma enorme carência na região de profissionais altamente qualificados para atuar nas áreas de ensino e pesquisa relacionados a materiais e, ii) existiam na UFAL diversos cursos de pós-graduação em áreas correlatas a materiais, no nível de mestrado, sendo que muitos dos alunos egressos destes cursos não tinham a oportunidade na região para continuar seus estudos em nível de doutorado. Portanto, a criação do doutorado em Materiais foi um marco estratégico importante para o desenvolvimento, acadêmico e tecnológico da área de materiais em Alagoas.

O programa de doutorado em Materiais da UFAL foi fundado por um grupo de pesquisadores da unidade acadêmica de Física, do Instituto de Química e Biotecnologia, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde e Centro de Tecnologia. Segundo o regimento geral da Universidade Federal de Alagoas, todo curso deve ser ligado a uma única Unidade Acadêmica, por ser um curso mais ligado a área de Engenharia, foi decidido que o Doutorado em Materiais fosse incorporado ao Centro de Tecnologia.

O PGMateriais foi recomendado durante a 112ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) da CAPES, entre os dias 28 de setembro e 2 de outubro de 2009, em Brasília.

O programa de Pós-Graduação em Materiais (PGMateriais) visa promover o desenvolvimento científico dos alunos e sua familiarização com informações atualizadas das diferentes áreas da ciência, capacitando-os a exercerem de forma crítica atividades de pesquisa e docência.

Para atingir esta proposta, são desenvolvidos no programa vários projetos de pesquisa empregando abordagens de síntese, caracterização modelagem e aplicação de materiais. Para isso, o PGMateriais possui 01 (uma) área de concentração denominada Materiais e uma linha de pesquisa denominada Materiais Avançados. Todas as atividades de ensino e pesquisa associadas ao programa são desenvolvidas no Campus A. C. Simões da UFAL, localizado na cidade de Maceió (Alagoas).

O programa de Pós-Graduação em Materiais mantem em média cerca de 13 professores doutores, permanentes e colaboradores. Na abertura do programa as áreas dos professores se concentravam em  Engenharia Química e Civil, Física, Química e Biologia, ao decorrer dos anos alguns professores solicitaram descredenciamento do programa devido a transferências de instituições e por não se adequarem a área e atualmente o programa conta com as áreas de Química, Física, Engenharia Química e Civil e Farmácia. As quais mantém aporte de recursos financeiros por meio de entidades de fomento, como CAPES, CNPq e FAPEAL, dentre outras.

A estrutura administrativa do PGMateriais conta com o Pleno, Coordenação (colegiado) e Secretaria.

Em 2017, a obra do prédio de materiais com cerca de 670 m2, foi concluída e o prédio MATLAB (Proinfra 01/2009INFRAPESQ9 subprojeto 4) foi entregue ao centro de tecnologia (CTEC) da UFAL. Atualmente a coordenação do programa em colaboração com a direção do CTEC busca através de solicitações aos órgãos responsáveis, mobiliário para ocupação do prédio que é composto por 01 sala de coordenação (secretaria / sala dos discentes), 01 auditório, 07 (sete) salas (laboratórios) ~ 60 m2, banheiros, copa, 01 sala de aula.