Você está aqui: Página Inicial / Graduação / Engenharia de Petróleo / Perfil do Egresso

Perfil do Egresso

A formação profissional do Engenheiro tem início com o seu ingresso no curso de bacharelado, continuando posteriormente, de forma permanente, através de cursos de pós-graduação, programas de educação continuada, entre outros, e no exercício da profissão.

Este profissional deve estar em consonância com os princípios propostos para a educação no século XXI, tais como: aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a conviver; e aprender a ser, estimulando o desenvolvimento de suas competências em um processo contínuo de inovação técnico-científica.

O Ministério da Educação (MEC), através do Conselho Nacional de Educação, no modelo de enquadramento das propostas de diretrizes curriculares, define as características dos perfis comum e específico traçados para os profissionais egressos do Curso de Engenharia de Petróleo.

De acordo com os referenciais Curriculares Nacionais dos Cursos de Bacharelado e Licenciatura de abril de 2010, o Bacharel em Engenharia de Petróleo, ou Engenheiro de Petróleo, atua na elaboração de estudos, projetos e especificações na área de produção petrolífera. Em suas atividades desenvolve projetos nos diversos segmentos da cadeia produtiva do petróleo, mais especificamente os relacionados à pesquisa de novas jazidas e à produção de petróleo e gás natural; atuando desde a realização dos estudos geológicos iniciais, passando pela perfuração de poços, e pelas operações de produção, transporte e processamento primário do petróleo e do gás; coordena e supervisiona equipes de trabalho; realiza estudos de viabilidade técnicoeconômica; executa e fiscaliza obras e serviços técnicos; e efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres técnicos. Em sua atuação, também deve considerar a ética, a segurança e os impactos socioambientais.

 

Perfil Comum

Formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanista, em atendimento às demandas da sociedade.

 

Perfil Específico

Compreensão dos elementos e processos concernentes à cadeia do petróleo e gás, com base nos fundamentos filosóficos, teóricos e metodológicos da Engenharia e a aplicação desse conhecimento na busca do desenvolvimento social, bem como no domínio e permanente aprimoramento das abordagens científicas pertinentes ao processo de produção e aplicação dos conhecimentos adquiridos. Este egresso deverá possuir sólida formação para atuar como profissional da ciência da engenharia. Por conseguinte, para obtermos o perfil desejado, o projeto pedagógico contempla parâmetros de qualidade igualmente rigorosos no que concerne à estrutura, duração e tipos de atividades curriculares contempladas, assim como, de abordagens propostas para a aquisição do conhecimento adquirido.