Projetos Aprovados

O Programa participa de Editais e Chamadas Públicas a fim de obter recursos para manutenção da infraestrutura e auxílio transporte para os estudantes participantes do Paespe e Paespe Júnior.
  • Projeto Conhecer e Experimentar as Engenharias (CEENG), através da Chamada Pública MCT/FINEP/FNDCT - PROMOVE - Engenharia no Ensino Médio - 05/2006: O projeto tinha os seguintes objetivos específicos: a) divulgar os cursos de Engenharia da UFAL junto às escolas do Ensino Médio do Estado de Alagoas com vistas ao recrutamento de mais e melhores alunos para seus quadros discentes. b) promover o despertar intelectual de jovens e adolescentes com vistas à obtenção da mobilidade social necessária à cidadania. c) estimular em alunos da periferia o interesse pelas ciências exatas. d) incentivar atividades voltadas para a educação científica que incorpore abordagens práticas e problematizadoras das ciências. e) promover a formação continuada de professores de ciências mediante cooperação institucional. f) implantar as oficinas de ciências como espaços de ensino-aprendizagem e de formação inicial e continuada de alunos e professores. O projeto foi coordenado pelo prof. Dr. Luciano Barbosa dos Santos. Através da Chamada foi possível construir um prédio para a realização das atividades com os estudantes do ensino médio da rede pública de ensino.
  • Projeto Conhecer e Despertar para a Engenharia de Petróleo e Gás no Ensino Médio (CENPROPET): tinha como objetivo estimular os estudantes principalmente à Engenharia Química, através da realização de palestras e oficinas. O projeto foi coordenado pelo prof. Dr. João Inácio Soletti.
  • Projeto Formação de Multiplicadores para Difusão de Conhecimentos em Petróleo, Gás Biocombustíveis e Petroquímica no Ensino Médio (FORPETRO): foram abordados assuntos como o setor de petróleo, gás, biocombustíveis e petroquímica. Os alunos eram capacitados por meio de palestras, visitas técnicas e experiências em laboratório, relacionando os conceitos do ensino médio com os da engenharia. O projeto foi coordenado pelo prof. Dr. Luciano Barbosa dos Santos. Através da Chamada foi possível construir um prédio que dispõe de laboratórios para a realização das atividades com os estudantes do ensino médio da rede pública de ensino.
  • Chamada CNPq/VALE S.A. Nº 05/2012 - Forma Engenharia: O CTEC teve 5 (cinco) projetos aprovados, nas áreas de engenharia civil, engenharia química e ciências ambientais. A Chamada tinha por objetivo selecionar propostas para apoio financeiro a projetos que visavam contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e inovação do País, motivando os alunos do ensino médio para o ingresso em cursos de engenharia. Cada projeto dispunha de 1 (uma) bolsa para estudante de graduação e 4 (quatro) bolsas para estudantes do ensino médio. Sendo assim, 20 estudantes do PAESPE foram contemplados com bolsas de Iniciação Científica Júnior (ICJ).

Tabela 1 – Coordenadores dos projetos.

Docente

Curso

Ana Karla de Souza Abud

Engenharia Química

Francisco Patrick Araújo Almeida

Engenharia Civil

Luciano Barbosa dos Santos   

Engenharia Civil

Renata Maria Rosas Garcia Almeida               

Engenharia Química

Roberaldo Carvalho de Souza

Engenharia Civil

 

  • Chamada Nº 18/2013 MCTI/CNPq/SPM-PR/Petrobras - Meninas e Jovens Fazendo Ciências Exatas, Engenharias e Computação: tinha por objetivo selecionar propostas para apoio financeiro a projetos que visavam contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e inovação do País com a finalidade de ampliar o número de estudantes do sexo feminino nas carreiras de ciências exatas, engenharias e computação. O CTEC teve 14 (quatorze) projetos aprovados, sendo contemplado com 14 bolsas para alunas de graduação, 56 bolsas para alunas do ensino médio e 14 bolsas para professoras da rede pública de ensino.

Tabela 2 – Coordenadores dos projetos.

Docente

Curso

Christopher Freire Souza

Engenharia Ambiental

Eduardo Lucena Cavalcante de Amorim       

Engenharia Ambiental

Eduardo Toledo de Lima Junior

Engenharia Civil

Flávio Barboza de Lima

Engenharia Civil

Francisco Patrick Araujo Almeida

Engenharia Civil

Karla Miranda Barcellos

Engenharia Química

Karoline Alves de Melo Moraes

Engenharia Civil

Luciano Barbosa dos Santos

Engenharia Civil

Maritza Montoya Urbina

Engenharia Química

Renata Maria Rosas Garcia Almeida

Engenharia Química

Roberaldo Carvalho de Souza

Engenharia Civil

Rosangela Sampaio Reis

Engenharia Civil

Vladimir Caramori Borges de Souza

Engenharia Civil

Wagner Roberto de Oliveira Pimentel

Engenharia Química

 

  • Chamada MCTIC/CNPq Nº 02/2017 - Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT 2017: foi aprovado o projeto “A matemática na educação ambiental para conservação dos recursos hídricos: ações de sensibilização voltada à alunos do ensino fundamental e médio da rede pública”. O projeto foi coordenado pelo prof. Dr. Roberaldo Carvalho de Souza.
  • Chamada MCTIC/CNPq Nº 02/2017 - Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT 2017:  foi aprovado o projeto “A importância da matemática na engenharia". O projeto foi coordenado pelo prof. Me. Heleno Pontes Bezerra Neto.
  • Chamada CNPq/MCTIC-SEPED Nº 14/2018 - Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT 2018: foi aprovado o projeto “Água em Curso (Multiplicadores) – Educação Ambiental e Cidadania”. As atividades realizadas no projeto têm como objetivo despertar nos alunos do ensino médio o interesse pela preservação dos recursos hídricos. O projeto foi coordenado pelo prof. Dr. Roberaldo Carvalho de Souza.
  • Chamada CNPq/MCTIC Nº 31/2018 - Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação: tem por objetivo selecionar propostas para apoio financeiro a projetos que visavam contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e inovação do País com a finalidade de ampliar o número de estudantes do sexo feminino nas carreiras de ciências exatas, engenharias e computação. O CTEC teve 2 (dois) projetos aprovados, sendo contemplado com 2 bolsas para alunas de graduação, 6 bolsas para alunas do ensino médio e 2 bolsas para professoras da rede pública de ensino.

                                      Tabela 3 – Coordenadores dos projetos.

Docente

Curso

Cleuda Custódio Freire

Engenharia Civil

Karoline Alves de Melo Moraes      

Engenharia Civil