Pró-exatas

Preparatório para as áreas de ciências exatas, voltado para egressos da rede pública

O preparatório para as áreas de ciências exatas (Pró-Exatas), foi criado pelo PAESPE no intuito de auxiliar os alunos oriundos da rede pública de ensino que estão ingressando nos cursos das áreas de exatas da UFAL, através da introdução a uma das disciplinas de grande relevância ao longo da jornada acadêmica.

Não é de hoje que a reprovação nas primeiras disciplinas de Matemática (Cálculo I, Geometria Analítica e Álgebra Linear) é assustadora, em particular, nos alunos oriundos da rede pública de ensino. A experiência nas componentes curriculares dessas disciplinas ofertadas nos primeiros períodos dos cursos de exatas destacam problemas de repetência, evasão e falta de motivação.

O Programa de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas do Estado (PAESPE) vem trabalhando de diversas formas para identificar e ajudar a minimizar este problema; 

Acreditando no potencial destes alunos e no desejo e interesse que eles têm para nivelar-se, o PAESPE está à frente do Pró-Exatas, fornecendo o mínimo necessário que o calouro deve saber para conseguir sucesso, neste início de vida Universitária que por si só é uma mudança grande com relação à vida na escola do ensino médio.

As aulas do Pró-Exatas são ministradas por docentes do Instituto de Matemática (IM), sob coordenação dos professores Roberaldo Carvalho de Souza e Francisco Vieira Barros.

 

Acesse o material das aulas e exercícios!