Você está aqui: Página Inicial / Extensão / PAESPE

FIQUE ATENTO AO PERÍODO DE HOMOLOGAÇÃO

Para a confirmação de inscrição no processo seletivo Paespe e Paespe Jr., o candidato inscrito deve comparecer à coordenação do Programa, localizada no prédio CEENG, no Centro de Tecnologia – CTEC /UFAL, portando documento com foto e
a declaração escolar. A homologação ocorrerá nos dias 28 e 29, das 08:00 às 18:00.

Nos conheça através deste vídeo:                                              

                                                                 

O Programa 

O Programa de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas do Estado (PAESPE) atende aos alunos da rede pública de ensino e busca a ascensão social desses jovens através da educação.

O Programa foi criado em 1993 pelo prof. Roberaldo Carvalho de Souza (PhD), que continua coordenando as ações do PAESPE.

As atividades realizadas buscam aproximar os alunos à realidade da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), motivando-os para o ingresso no ensino superior.

O Programa é composto pelos Projetos PAESPE, PAESPE JÚNIOR e o Curso de Informática para Jovens e Adultos. O PAESPE oferece conteúdos de todas as disciplinas avaliadas pelo ENEM, é destinado a alunos da 3ª série do ensino médio, com aulas realizadas de segunda à sábado. O PAESPE Júnior tem como público alvo  os estudantes da 1ª e 2ª série do ensino médio com as disciplinas básicas de português e matemática. Além das aulas do PAESPE e PAESPE JÚNIOR, os alunos participam de atividades multidisciplinares, como: palestras, oficinas, tutorias e visitas técnicas. O Curso de Informática Básica é ofertado a todos os alunos do PAESPE, PAESPE JÚNIOR e a comunidade externa (priorizando os pais/responsáveis dos alunos dos Projetos), tendo como principal objetivo a inclusão digital. 

As aulas acontecem no Centro de Tecnologia – CTEC /UFAL, e são ministradas por docentes da Universidade das diversas áreas de conhecimento, e pelos discentes dos Programas de Educação Tutorial (PET Arquitetura, Ciência e Tecnologia, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Letras e Psicologia) e alunos do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) do Instituto de Ciências Biológicas.