PPGE participa do Seminário do Meio Termo na Capes

03/09/2019 11h20 - Atualizado em 22/06/2023 às 17h51

Nos dias 02 e 03 de setembro o Coordenador do PPGE, prof. Fernando Silvio C. Pimentel participa do Seminário do Meio Termo, na Capes.

O Seminário de Meio-Termo é uma avaliação intermediária e fornece um diagnóstico da qualidade de cada área, que discute perspectivas para os próximos anos. O Seminário é uma etapa preparatória para a próxima Avaliação Quadrienal, que ocorre em 2021.

Neste Seminário, coordenadores de cursos de pós-graduação em Educação de todo o Brasil discutiram a proposta de ficha de avaliação que será analisada pelo Conselho Técnico Científico, ainda este ano.

"Observamos que este Seminário é fundamental para identificarmos a lógica em que seremos avaliados, à medida que buscamos observar como estamos no atual momento. O foco do Seminário foi a avaliação dos PPGs. A análise dos itens da ficha foram problematizados e discutidos para que cada programa seja avaliado coerentemente", indicou Pimentel, que frisa o empenho da coordenação e docentes do PPGE para que o programa seja avaliado de forma positiva, garantindo a sua manutenção na Ufal.

Mesmo não sendo temática do Seminário a situação atual da pós-graduação frente aos cortes orçamentários, a temática foi discutida pelos coordenadores, inclusive pelo impacto direto na qualidade dos programas e nas ações que cada Universidade pode propor para a pesquisa. O Colegiado dos Coordenadores, via Forpred, deverá encaminhar uma análise mais aprofundada sobre a situação da pesquisa no Brasil, buscando alternativas e soluções.