Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação / Mestrado e Doutorado em Educação / Informes / Orientações sobre atividades do PPGE no período do Covid-19
21/03/2020 11h37 - Atualizado em 25/03/2020 11h43

Orientações sobre atividades do PPGE no período do Covid-19

A Coordenação do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), em observação às questões apresentadas por seus discentes e docentes, apresenta orientações sobre as atividades no período do contingenciamento na Ufal.

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEP), encaminhou as seguintes recomendações, que serão seguidas pelo PPGE:

- Atividades acadêmicas: as aulas dos cursos de Pós-graduação (Mestrado e Doutorado) estão suspensas, presencialmente, até o retorno da UFAL às atividades acadêmicas. Contudo, o PPG poderá propor atividades de aulas online (de acordo com a Portaria Capes nº 36, de 19/03/2020), se houver necessidade e aprovado pelo colegiado. A CIED apresentará modelos tutoriais de aulas e outros procedimentos online para uso do Moodle, a partir do dia 25/03/2020.

- Entrega definitiva de Dissertações e Teses: o prazo de entrega de Dissertação e Tese, após defesa e correção sugerida pela banca, são de sessenta dias, portanto, poderá ser enviada por e-mail para as secretárias se já existir a ficha catalográfica. Caso contrário, será prorrogada. Nova data será divulgada a partir do retorno da UFAL às atividades acadêmicas, devido às limitações de ações na Biblioteca Central e os diversos contingenciamentos.

- Defesas de tese, dissertação e qualificação: somente poderão ser realizadas por parecer assinado pelos examinadores, por videoconferência, skype, ou outra forma virtual.

- Solicitação de certidões de conclusão de Mestrado ou Doutorado: enviar solicitação pelos e-mails das secretarias ou coordenações dos PPGs ou PROPEP, quando for o caso

- Atividades de Pesquisa: as pesquisas desenvolvidas na UFAL e que exigem contato entre pessoas estão suspensas temporariamente. Nova data para reinício das atividades será divulgada após o retorno da UFAL às atividades acadêmicas.

- Casos excepcionais, por exemplo: que envolvam coletas de plantas ou animais com datas predefinidas, de acordo com o estágio fenológico ou fisiológico do material em estudo, serão autorizados pelo(a) líder de grupo de pesquisa e comunicado à PROPEP.

 

Em atendimento às orientações da Propep e Portaria Capes nº 36, de 19/03/2020), o PPGE apresenta a Resolução nº 8, que define normas para realização de bancas de qualificação e defesa, no âmbito do PPGE, durante o período de isolamento determinado a partir da Pandemia do COVID-19. Recordamos que essa é uma alternativa para aqueles discentes que tinham prazo de qualificação ou defesa neste período de sessenta dias.

Recordamos que não haverá prejuízos para a avaliação do PPGE caso o discente e orientador defina aguardar para realizar a defesa após os 60 dias. Os demais discentes seguem com os prazos normais. Caso exista impacto na coleta de dados, no retorno das atividades o Conselho ou a Propep definirão caso a caso.

Sobre as bolsas, a Capes ainda não definiu se vai conceder mais dois meses de bolsa para os bolsistas que encerram seu prazo de bolsa neste período. Assim que formos comunicados, notificaremos aos bolsistas.

Recomendamos a todos que fiquem em casa e sigam as orientações dos serviços sanitários e médicos. Sua vida é seu maior bem. Cuide de você e cuide dos seus.