Dia Internacional da Mulher


08/03/2019 14h46 - Atualizado em 22/06/2023 às 17h51
Ascom/UFAL

Ascom/UFAL

Neste Dia Internacional da Mulher, quando relembramos o significado da luta por igualdade e pelo reconhecimento de força e da beleza das mulheres, destacamos o protagonismo, a competência e o compromisso de todas que fazem a Pós-Graduação em Educação, como discentes, docentes e servidoras.

Constituindo-se 67% do corpo docente do PPGE, as mulheres pesquisadoras desempenham papel crucial no desenvolvimento de investigações, buscando estudar as várias questões pertinentes às Linhas de Pesquisa do programa. Observa-se que convivência harmoniosa entre os gêneros revela como o diálogo e o respeito comum são significantes para a construção da ciência.

Observando a política de reconhecimento das mulheres na vida científica, no quesito bolsas registramos que as mulheres perfazem 63% das bolsas destinadas ao PPGE pela Fapeal e pela Capes. Um número relevante e que constata o comprometimento com a presença das mulheres na pós-graduação.

Refletindo sobre a identidade do dia de hoje, trazemos o depoimento de uma docente e uma discente, com suas marcas e presenças em momentos e lugares diferentes na pós.

Profa. Deise JulianaSegundo a Profa. Deise Juliana Francisco, integrante do corpo docente do PPGE, este é dia de lembrar das lutas que nos antecederam, "por nós que aqui estamos e por aquelas que virão. Dia de reconhecimento com relação às conquistas e direitos e de modos de vida mais equitativos. Dia de alerta: ainda somos Mariele!".

Lidianne Rocha, discente do doutorado também destaca a importância deLidianne Rochaste dia afirmando: "se eu tivesse a oportunidade de escolher, nasceria mulher sempre, pois é nesse ser iluminado que todas as melhores faces humanas estão presentes, através da esposa, da profissional, da guerreira, da mãe. Da luta com dignidade e vence com habilidade".

Parabenizamos a todas, mulheres, pesquisadoras, docentes, discentes, servidoras, mães, amigas! Que este dia seja de recordação de que a luta pela conquista de igualdade e liberdade acontece todos os dias.