Curso de Doutorado em Educação realiza a sua primeira defesa de Tese

02/12/2014 16h21 - Atualizado em 22/06/2023 às 17h51

O Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE (Mestrado e Doutorado) do Centro de Educação da UFAL realizou dia 18 de novembro a sua primeira defesa de Doutorado, na linha de pesquisa Educação e Linguagem, com a tese: O ensino da leitura na Educação de Jovens e Adultos: o movimentum de significar e ressignificar a prática docente, em contexto de pesquisa colaborativa, defendida pela aluna Adriana Cavalcanti dos Santos, sob a orientação da Professora Doutora Marinaide Lima de Queiroz Freitas. A pesquisa insere-se no âmbito do Observatório Alagoano de Leitura em EJA, financiado pela CAPES.

- É um momento especial para o nosso Curso a realização da defesa da primeira tese doutoral, isso implica em dizer que o CEDU acaba de entrar na fase mais elevada de sua atuação social, qual seja, a de formação qualificada de pesquisadores de alto nível em Alagoas, nas questões educacionais” justificou a Profª. Marinaide Freitas. Lembrou que é gratificante também pelo fato de ser uma tese de sua linha de atuação, a Educação de Jovens e Adultos, o que dá relevância para essa modalidade educacional.

Por sua vez o Coordenador dos Cursos de Mestrado e Doutorado em Educação, Dr. Walter Matias enfatizou que “O Centro de Educação da Ufal, por meio da Pós-Graduação, ingressa definitivamente na história da pesquisa em Alagoas, ao dar início na formação de Doutores e Doutoras, sujeitos com elevado conhecimento que atuarão positivamente no campo educacional no Brasil”, afirmou o prof. Dr. Walter Matias.