Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação / Mestrado e Doutorado em Educação / Informes / Conselho do PPGE avança em sua organização e normativa
01/08/2019 15h27 - Atualizado em 01/08/2019 15h36

Conselho do PPGE avança em sua organização e normativa

No último dia 31 de julho, o Conselho do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) realizou sua reunião mensal ordinária, tendo uma pauta significativa para a reorganização de suas atividades.

Dando seguimento às mudanças necessárias para atendimento ao contexto da Pós-graduação no Brasil, o PPGE aprovou o desmembramento da Linha de Pesquisa Processos Educativos, que deixa de existir, sendo criadas a Linha Educação em Ciências e Matemática e a Linha Educação, Culturas e Currículo.

Na reunião foi aprovada a oferta acadêmica, o calendário acadêmico do PPGE para o semestres 2019.2, como também os editais de seleção de novos discentes regulares, discentes especiais e discentes em domínio conexo. Os documentos serão divulgados no site do PPGE neste mês de agosto e os editais serão publicados conforme seus respectivos calendários.

O ponto auge da reunião foi a homologação das alterações do Regimento do PPGE, fruto de várias discussões no último semestre, conduzidas pelos professores Walter Matias e Fernando Pimentel. As normas internas do PPGE precisaram de adequações para atender a realidade do programa (tendo em vista que o Regimento anterior era de 2013), incorporando elementos, normativas ou regulamentações que estavam orientadas por diversas Resoluções, inclusive a dimensão autoavaliativa.

Por conta desta revisão, os discentes que ingressaram até 2018 poderão optar pelo regimento novo do PPGE. Aqueles que não se manifestarem ficarão enquadrados no regimento antigo e norma antiga do programa.

Os discentes que ingressaram no ano de 2019 estão enquadrados no regimento novo, tendo em vista que as adequações realizadas já estavam ordenadas explicitamente nas Resoluções do PPGE.

Em resumo:

  • Ingresso até 2018 – Estão regidos pelo regimento antigo, mas poderão optar pelo regimento novo.
  • Ingresso a partir de 2019 – Estão regidos pelas normas novas.

 

Até o dia 02 de agosto o Regimento com suas alterações será publicado no site do PPGE, mas já foi publicado a Declaração de Opção pelo Regimento da Pós-graduação. Sugerimos que escolham a melhor opção de regimento e norma junto ao seu orientador. Somente o discente ingressante até 2018 que quiser optar pelas normas diferentes das quais já está sendo regido deverá assinar a declaração, digitalizá-la e enviá-la em formato PDF até 31 de agosto de 2019 por e-mail para:

    *Endereço: secretariappge@cedu.ufal.br

    *Assunto: Declaração de Opção Regimento – Nome Completo do discente.

O discente que enviar a declaração por e-mail receberá um aviso de recebimento. É muito importante guardar esse aviso, pois servirá como comprovante de entrega da declaração ao PPGE.

Lembramos que é muito importante consultar as normas do seu programa no respectivo site sempre que houver dúvidas.