Publicações

A seguir, apresentamos a lista das publicações em periódicos e livros realizadas pelos docentes do PPGE a partir do ano de 2019, sendo atualizada tendo como base as informações disponíveis na Plataforma Lattes.

 

Profa. Dra. Adriana Cavalcanti dos Santos

SANTOS, ADRIANA CAVALCANTI DOS; FIREMAN, E. C. ; SOUZA, S. P. ; GOMES, Y. L. S. . GESTÃO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PNAIC EM ALAGOAS: AVALIAÇÃO DOS/NOS CONTEXTOS DE PRÁTICAS. In: Marta Nörnberg, Carmen Regina Gonçalves Ferreira; Antônio Maurício Medeiros Alves; Caroline Terra de Oliveira. (Org.). DESAFIOS DA GESTÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE NO ÂMBITO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA ? PNAIC (2013-2018). 1ed.Porto Alegre: Evangraf, 2019, v. 6, p. 91-106.

 

Profa. Dra. Marinaide Lima de Queiroz Freitas

COSTA, J. S. ; FREITAS, MARINAIDE LIMA DE QUEIROZ . TRILHAS DA HISTÓRIA ORAL: MEMÓRIAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM ALAGOA. PRÁXIS EDUCACIONAL (ONLINE), v. 15, p. 17, 2019.

BARROS, M. F. F. N. ; SILVA, M. S. ; FREITAS, Marinaide Llima de Queiroz . O USO DO WHATSAPP NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DESAFIOS DE SALA DE AULA. PRÁTICAS DE APRENDIZAGEM INTEGRADORAS E INOVADORAS: ?A TESSITURA DOS SABERES PARA INTEIREZA DO SER EM TEMPOS DE CRISE?. 1ed.Goiânia: Phillos, 2019, v. 1, p. 20-467.

OLIVEIRA, N. E. G. M. ; FREITAS, Marinaide Llima de Queiroz ; SANTIAGO, L. V. . A PESQUISA-AÇÃO APLICADA NA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA/NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA INOVAÇÃO MEDIADA PELA PROPOSTA PEDAGÓGICA ?ATIVA IDADE?. PRÁTICAS DE APRENDIZAGEM INTEGRADORAS E INOVADORAS: ?A TESSITURA DOS SABERES PARA INTEIREZA DO SER EM TEMPOS DE CRISE. 1ed.Goiânia: Phillos, 2019, v. 1, p. 15-465.

 

Profa. Dra. Edna Cristina do Prado

PRADO, EDNA CRISTINA DO; PALMEIRA, LANA LISIÊR DE LIMA . UMA ANÁLISE DOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE DIREITO NO ESTADO DE ALAGOAS PELA VERTENTE DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: avanços significativos ou estagnação disfarçada?. LINGUAGENS, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE, v. 1, p. 305-337, 2019.

SANTOS, INALDA MARIA DOS ; PRADO, EDNA CRISTINA DO . A FORMAÇÃO DO PROFESSOR - GESTOR: REFLEXÕES À LUZ DO ESTÁGIO CURRICULAR NOS CURSOS DE PEDAGOGIA. LINGUAGENS, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE, v. 1, p. 139-159, 2019.

DOS SANTOS, ISABELA MACENA ; DO PRADO, EDNA CRISTINA . A gestão democrática no Nordeste: as formas de provimento do cargo de gestor escolar. RETRATOS DA ESCOLA, v. 12, p. 629-641, 2019.

Santos, Isabela Macena dos ; PRADO, EDNA CRISTINA DO . Da indicação à eleição de gestores escolares : ares de rupturas ou de permanências?. 1. ed. Curitiba: Editora CRV, 2019. v. 1. 126p.

MALTA, F. M. C. ; SILVA, A. K. V. ; PRADO, E. C. ; SANTOS, J. A. S. . Desvelando a formação docente do ensino superior jurídico da capital alagoana: um estudo da realidade local. In: Ivanio Dickmann. (Org.). Caminhos da Educação. 1ed. São Paulo: Diálogo Freiriano, 2019, v. 2, p. 236-250.

CORDEIRO, C. P. B. S. ; PRADO, E. C. ; MALTA, F. M. C. ; PALMEIRA, L. L. L. . A formação em direitos humanos no contexto dos currículos jurídicos: um estudo de caso sobre a resolução CNE/CES nº 9/2004. In: Leonardo da Rocha de. Souza. (Org.). Formação Humanística em Direito. 1ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2019, v. 1, p. 29-47.

SANTOS, I. M. ; SILVA, L. A. ; PRADO, E. C. ; SANTOS, I. M. . O que muda na gestão escolar? Aproximações e distanciamentos na participação em escolas alagoanas com indicação e eleição de gestores. In: ANDRADE, Eurácia Barreto de; ESTRELA, Sineide Cerqueira: SILVA, Irlana Jane da.. (Org.). Políticas e Práticas Educacionais: dilemas e proposições.. 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2019, v. 1, p. 377-394.

 

Profa. Dra. Inalda Maria dos Santos

SILVA, GIVANILDO DA ; SILVA, ALEX VIEIRA DA ; SANTOS, INALDA MARIA DOS . O IDEB e as políticas públicas educacionais: estratégias, efeitos e consequências. Revista Exitus, v. 9, p. 258, 2019.

SANTOS, INALDA MARIA DOS; PRADO, EDNA CRISTINA DO . A FORMAÇÃO DO PROFESSOR - GESTOR: REFLEXÕES À LUZ DO ESTÁGIO CURRICULAR NOS CURSOS DE PEDAGOGIA. LINGUAGENS, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE, v. 1, p. 139, 2019.

COSTA, M. F. S. ; SANTOS, Inalda M. Implicações da parceria público-privada na gestão escolar: o IAS e o Programa Gestão nota 10 em Pernambuco. In: Maria Fernanda dos Santos Alencar; Marcelo Henrique Gonçalves de Miranda & Maria Fabiana da Silva Costa. (Org.). Formação de professores e processos de ensino e aprendizagem: práticas pedagógicas e contribuições das políticas públicas. 1ed.Recife: Editora UFPE, 2019, v. , p. 139-159.

SANTOS, I. M. ; SILVA, L. A. ; Edna Cristina do Prado ; SANTOS, Inalda M. . O que muda na gestão escolar? Aproximações e distanciamentos na participação em escolas alagoanas com indicação e eleição de gestores. In: ANDRADE, Eurácia Barreto de; ESTRELA, Sineide Cerqueira; SILVA, Irlana Jane da. (Org.). Políticas e Práticas Educacionais: dilemas e proposições. 1ed.Jundiaí/SP: Paco Editorial, 2019, v. , p. 377-394.

 

Prof. Dr. Anderson de Alencar Menezes

MENEZES, ANDERSON ALENCAR DE; MOURA, DALMO CAVALCANTE DE . DO DIREITO DA LIBERDADE À SOLIDARIEDADE. P2P E INOVAÇÃO, v. 5, p. 10-23, 2019.

MENEZES, ANDERSON DE ALENCAR; AMORIM, Roseane Maria ; SANTOS, Alexsandra . Os Povos Indígenas nos Livros Didáticos de História. In: CRISTIANO DAS NEVES BODART. (Org.). O ENSINO DE HUMANIDADES NAS ESCOLAS. 1ed.MACEIÓ: Café com Sociologia, 2019, v. 1, p. 83-94.

MENEZES, ANDERSON DE ALENCAR; PEREIRA, Gerson Odilon . Dimensões Ética e Cristã da Prática Médica. In: Gerson Odilon de Moura; Georgianna Silva Wanderley; Marcos Roberto Campos Junior; Eduardo de Oliveira Costa. (Org.). Deontologia Médica. 1ed.São Paulo: SARVIER, 2019, v. 1, p. 233-235.

 

Prof. Dr. Elton Casado Fireman

SANTOS, A. C. ; FIREMAN, Elton Casado ; da Silva, S. P. ; GOMES, Y. L. S. . GESTÃO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PNAIC EM ALAGOAS: AVALIAÇÃO DOS/NOS CONTEXTOS DE PRÁTICAS. In: Antônio Maurício Medeiros Alves; Caroline Terra de Oliveira Carmen; Regina Gonçalves Ferreira. (Org.). DESAFIOS DA GESTÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE NO ÂMBITO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA ? PNAIC (2013-2018). -ed.Porto Alegre: Evangraf, 2019, v. 6, p. 91-106.

 

Profa. Dra. Lenira Hadad

Lenira Haddad; Walter Matias Lima. (Org.). Múltiplos olhares sobre a formação docente. 1ed.Maceió: Edufal, 2019, v. 1, p. 85-111.

 

Prof. Dr. Walter Matias Lima

Lenira Haddad; Walter Matias Lima. (Org.). Múltiplos olhares sobre a formação docente. 1ed. Maceió: Edufal, 2019.


LIMA, Walter Matias, Melo, Elizabete Amorim; SILVA, A. G. A. ; MELO, Elizabete Amorim de Almeida ; . FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE: considerações sobre o Ensino de Filosofia em Alagoas. In: Lenira Haddad, Walter Matias Lima. (Org.). Múltiplos Olhares Sobre a Formação Docente. 1ed. Maceió: EDUFAL, 2019, v. 1, p. 113-128.

CAMPOS, I. C. E. ; LIMA, Walter Matias . Aleturgias democritianas nas Cartas do Pseudo-Hipócrates. In: I Colóquio Interlocuções Foucaultianas - Subjetividades: Resistência e Experiências Éticas, 2019, Juazeiro do Norte. I Colóquio Interlocuções Foucaultianas - Subjetividades: Resistência e Experiências Éticas. Juazeiro do Norte: Universidade Federal do Cariri, 2019. v. 1.

Prof. Dr. Wilmo Ernesto Francisco Junior

FRANCISCO, Welington ; FRANCISCO JUNIOR, WILMO ERNESTO ; DOS SANTOS, AMANDA LIRA ; CORDERO, SILVINA . CREACIÓN Y REPRESENTACIÓN DE ANALOGÍAS POR MEDIO DEL LENGUAJE CORPORAL: INVESTIGANDO UNA SITUACIÓN EN EL AULA. EDUCA - REVISTA MULTIDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO, v. 6, p. 21-43, 2019.

FRANCISCO JUNIOR, WILMO ERNESTO; SILVA, ERIVALDO VIEIRA DA ; FRANCISCO, Welington . Ligações entre metais: reflexões a partir dos modelos empregados em livros didáticos brasileiros de química. EDUCACIÓN QUÍMICA, v. 30, p. 43-52, 2019. Profa.

 

Profa. Dra. Deise Juliana Francisco

CARNEIRO, J.N. ; FRANCISCO, D. J. . DISCURSOS DOS DOCENTES SOBRE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CURRÍCULO DOS DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA. LINGUAGENS, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE, v. 41, p. 556-575, 2019.

SOBRAL, M. N. ; FRANCISCO, D. J. . O (não) lugar do aposentado na instituição: memórias de docentes. REVISTA EDUCAÇÃO EM QUESTÃO (ONLINE), v. 57, p. 1-30, 2019.

FRANCISCO, D. J.; SANTOS, M. B. Q. C. P. ; FERREIRA, A. R. ; FARIAS, I. M. S. ; SANTOS, J. S. ; ATAIDE, M. W. O. . O que pensam os discentes do curso de pedagogia da Universidade Federal de Alagoas sobre tecnologias e educação?. In: Lucila Pesce. (Org.). Educação e linguagens hipermidiáticas da cibercultura: desafios à formação inicial do/a pedagogo/a. 1ed.Uberlândia: Navegando, 2019, v. 1, p. 85-106.

 

Profa. Dra. Ana Carolina Sella

Sella, A. C. ; RIBEIRO, D.M. . Formação de professores em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para o ensino de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo. In: Lenira Haddad; Walter Matias Lima. (Org.). Múltiplos olhares sobre a formação docente. 1ed.Maceió: Edufal, 2019, v. 1, p. 85-111.

 

Profa. Dra. Daniela Mendonça Ribeiro

Sella, A. C. ; RIBEIRO, D.M. . Formação de professores em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para o ensino de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo. In: Lenira Haddad; Walter Matias Lima. (Org.). Múltiplos olhares sobre a formação docente. 1ed.Maceió: Edufal, 2019, v. 1, p. 85-111.

 

Profa. Dra. Maria Dolores Fortes Alves

VITORINO, A. F. ; ALVES, M. D. F. ; DUARTE, V. S. . EDUCAÇÃO BILÍNGUE: PROBLEMATIZANDO O CONTEXTO EDUCACIONAL DA PESSOA SURDA. REVISTA INCLUSIONES - REVISTA DE HUMANIDADES Y CIENCIAS SOCIALES, v. 6, p. 210-218, 2019.

 

Profa. Dra. Neiza de Lourdes Frederico Fume

SILVA, M. Q. ; LIMA, E. C. M. ; SANTOS, S. D. G. ; FUMES, N. L. F. . Inclusão na educação superior: significações de uma professora universitária. Educação e Cultura Contemporânea, v. 16, p. 26-46, 2019.

BARROS, M L N L ; FUMES, N. L. F. . PIBID DIVERSIDADE ? POSSIBILIDADES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA. In: Danielle H. A. Machado e Janaína Cazini.. (Org.). Inclusão e educação 5. 1ed. Londrina: Athena, 2019, v. , p. 15-25.

MERCADO, E. L. ; FUMES, N. L. F. . A Educação Especial na Base Nacional Comum Curricular: fortalecimento ou enfraquecimento da Educação Especial Inclusiva?. In: Denise Lopes, Inês B. de Oliveira e Marinaide Freitas. (Org.). Educação Continuada: currículo e práticas culturais II. 1ed.Rio de Janeiro: DP et alii, 2019, v. 1, p. 85-98.

 

Prof. Dr. Luis Paulo Leopoldo Mercado

SILVA, I. P. ; MERCADO, L. P. L. . Revisão Sistemática de Literatura acerca da Experimentação Virtual no Ensino de Física. ENSINO & PESQUISA, v. 17, p. 49-77, 2019.

SILVA, IVANDERSON PEREIRA DA ; MERCADO, LUIS PAULO LEOPOLDO . EXPERIMENTAÇÃO MEDIADA PELAS INTERFACES DA INTERNET NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA DA UAB. ATOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO (FURB), v. 14, p. 279-305, 2019.

DIAS JÚNIOR, MAURÍCIO VIEIRA ; MERCADO, LUÍS PAULO . Ações docentes nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem proporcionadas pelas ferramentas de Learning Analytics. REVISTA IBEROAMERICANA DE EDUCACIÓN (ONLINE), v. 80, p. 117-137, 2019.

BITTENCOURT, IBSEN MATEUS ; FERRAZ, ERALDO SOUZA ; MERCADO, LUÍS PAULO LEOPOLDO . O uso de ferramenta síncrona na coleta de dados na pesquisa em educação online. REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, v. 14, p. 1217-1228, 2019.

PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante; MERCADO, L. P. L. . A política de expansão do Ensino Superior por meio da UAB em Alagoas. INTERFACES CIENTÍFICAS - EDUCAÇÃO, v. 7, p. 127-138, 2019.

MERCADO, L. P. L.; BRITO, R. O. ; CORREA, Y. ; AMORIM, D. C. . Aprendizagem com Jogos Online no Ensino de Ciências Biológicas. In: Vitor Gonçalves; J. Antonio Moreira; Ygor Corrêa. (Org.). Educação e Tecnologias na Sociedade Digital. 1ed.Santo Tirso - Portugal: Whitebooks, 2019, v. 1, p. 163-183.

SANTOS, V. L. P. ; FREITAS, M. A. S. ; MERCADO, L. P. L. . Avaliação para a Aprendizagem em contextos híbridos de formação continuada: o potencial dos feedbacks na configuração de saberes didático-pedagógicos.. In: VITORIA, Maria Ines; COSTA, Priscila Trarbach. (Org.). Anais do X Congresso Iberoamericano de Docência Universitária (CIDU). 1ed.Porto Alegre: EdiPUCRS, 2019, v. 1, p. 1-16.

FERREIRA, C. B. ; MERCADO, L. P. L. . Características das Interfaces das TDIC para o Ensino de Enfermagem. In: VITORIA, Maria Ines; COSTA, Priscila Trarbach. (Org.). Anais do X Congresso Iberoamericano de Docência Universitária (CIDU). 1ed.Porto Alegre: EdiPUCRS, 2019, v. 1, p. 20-37.

MERCADO, L. P. L.. Sequências Didáticas envolvendo Exploração da Realidade: estudo do meio em aulas de Educação Física Escolar.. In: VITORIA, Maria Ines; COSTA, Priscila Trarbach. (Org.). Anais do X Congresso Iberoamericano de Docência Universitária (CIDU). 1ed.Porto Alegre: EdiPUCRS, 2019, v. 1, p. 40-58.

MERCADO, L. P. L.. Experiência de Integração da Graduação e Educação Básica através de Pesquisa-Ação articulada com Arranjos Produtivos Locais.. In: VITORIA, Maria Ines; COSTA, Priscila Trarbach. (Org.). Anais do X Congresso Iberoamericano de Docência Universitária (CIDU). 1ed.Porto Alegre: EdiPUCRS, 2019, v. 1, p. 60-78.

 

Prof. Dr. Fernando Silvio Cavalcante Pimentel

PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante; FREITAS, R. O. . A inserção das tecnologias móveis como estratégia didática para a aprendizagem dos conteúdos matemáticos. REVISTA EDAPECI: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E PRÁTICAS EDUCATIVAS COMUNICACIONAIS E INTERCULTURAIS, v. 19, p. 18-27, 2019.

PIMENTEL, FERNANDO SILVIO CAVALCANTE. As narrativas digitais como possibilidade de aprendizagem personalizada numa disciplina gamificada. EM TEIA - REVISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E TECNOLÓGICA IBEROAMERICANA, v. 10, p. 1-13, 2019.

PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante; MERCADO, L. P. L. . A política de expansão do Ensino Superior por meio da UAB em Alagoas. INTERFACES CIENTÍFICAS - EDUCAÇÃO, v. 7, p. 127-138, 2019.

MARTINS, J. C. D. ; PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante . ENSINO HÍBRIDO E MULTIMODALIDADE EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS GAMIFICADOS. REVISTA E-CURRICULUM (PUCSP), v. 17, p. 646-672, 2019.

NUNES, A. K. F. (Org.) ; FERRRETE, A. A. S. S. (Org.) ; PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante (Org.) . Transformações do presente: experiências com a tecnologia para a educação do futuro. 1. ed. Curitiba: Editora CRV, 2019. v. 1. 250p.

PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante; FERREIRA, JOSÉ RICARDO LOPES ; MARTINS, J. C. D. ; BARROS, D. A. M.  Games na educação básica: perspectivas de evidências. In: Andréa Karla Ferreira Nunes; Anne Alilma Silva Souza Ferrete; Fernando Silvio Cavalcante Pimentel. (Org.). Transformações do presente: experiências com a tecnologia para a educação do futuro. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2019, v. 1, p. 201-214.