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Linhas de pesquisa

História e Política da Educação – estudo das teorias sobre a História da Educação e o Estado moderno e suas repercussões no campo das políticas educacionais do cenário brasileiro e pernambucano, bem como suas implicações para a prática e a formação docente, com base na análise dos discursos de sustentação das referidas políticas. Os impactos do ajuste neoliberal sobre o ensino superior; trabalho e educação no Brasil e no Nordeste; políticas curriculares nacionais e locais e impactos na profissão docente; educação de jovens e adultos.

Educação e Linguagem – estudo da linguagem em suas múltiplas dimensões, em contextos educativos diversos e em diferentes níveis de escolarização, visando à compreensão dos processos de ensino e aprendizagem fundados em quatro pontos essenciais: Linguagem Oral; Linguagem Escrita; Leitura, compreensão e interpretação de textos; Conhecimentos Lingüísticos.

Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação – estudo dos fundamentos e desenvolvimento de metodologias sobre o uso das TIC na formação de educadores, nos diversos espaços de aprendizagem, com suporte em ambientes virtuais, como apoio à formação presencial, à distância online e semi-presencial. Utilização de ambientes de aprendizagem voltados à construção de um conhecimento autônomo, numa abordagem transdisciplinar, dentro de novos paradigmas educacionais.

Processos Educativos – estudo do cotidiano das diferentes instituições educativas abrangendo a educação básica, a educação profissional e o ensino superior. Análise das práticas educativas a partir de perspectivas que consideram a complexidade da relação pessoa-contexto. Investigação dos processos educativos em diferentes áreas do saber, inclusive, em relação a alunos com necessidades especiais.