Você está aqui: Página Inicial / Graduação / Pedagogia a Distancia / Apresentação

Apresentação

Apresentação

O curso de Pedagogia, na modalidade de educação a distância, da Universidade Federal de Alagoas teve sua implantação em 1998, a partir de demandas surgidas durante as atividades de um Projeto de Extensão, do Centro de Educação o PROMUAL – Projeto de Assessoramento Técnico aos Municípios Alagoanos. O Projeto objetivava assessoramento aos Secretários de Educação dos Municípios Alagoanos.

Participava da Coordenação do referido projeto, Esmeralda Moura, Ivana Rizzo, Luiz Henrique Cavalcante e   Maria das Graças Marinho de Almeida.

O primeiro polo foi Maceió, com 300 alunos professores de 62 municípios alagoanos.

Posteriormente foram criados os polos de Viçosa   Penedo e  Xingó em 2002. Maceó e São José da Laje em 2004 .

Inicialmente as vagas foram exclusivamente para professores das Redes Municipais de Educação, para a qualificação dos mesmos Nesse formato a última oferta foi em 2004.

A partir de 2007, o oferta do curso foi vinculada ao Sistema Universidade Aberta do Brasil-UAB. Neste formato, 80% são professores das Redes Públicas de Ensino (Estadual e Municipais) e 20% são da demanda aberta da sociedade.

Os polos UAB onde Pedagogia é ofertado são: Maceió, Maragogi, Matriz de Camaragibe, Olho D’Água das Flores, Penedo, Santana do Ipanema e São José da Laje.

A diferença do curso de Pedagogia a Distância e o Presencial é metodológica. O Projeto Pedagógico do Curso – PPC tem a mesma formatação. Estamos em processo de discussão para redefinição do PPC do curso, juntamente com o colegiado do presencial, tendo como parâmetros as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Pedagogia  ( Resolução CNE- CP  nº 1 de 15 de maio de 2006)e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada (Resolução CNE-CP Nº02 de 1º De julho de 2015), entre outros documentos).

O ingresso se dá por meio de Processo Seletivo específico.

. VAGAS:

As vagas ofertadas para o curso de Pedagogia/Ead/UAB, são decorrentes de articulações entre as IES e a CAPES e os Polos, por meio de Editais, não sendo, portanto, vagas ofertadas regularmente


DURAÇÃO:

O curso está   organizado em oito períodos, igualmente ao presencial diurno, no entanto está planejado para dez períodos, no SISUAB/CAPES e no Projeto Pedagógico em função das particularidades do curso e da modalidade relacionada a carga horária .

METODOLOGIA:

As atividades se desenvolvem em Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA, no caso da UFAL(moodle) e por meio de atividades realizadas nos polos de apoio presencial, com professores das disciplinas, com o apoio dos tutores presenciais.

As atividades do AVA, são acompanhadas e avaliadas por tutores on line.

Atendendo a legislação em vigor, são realizadas avaliações presenciais em cada disciplina

 

 DADOS DE CRIAÇÃO/ AUTORIZAÇÃO/ RECONHECIMENTO:

 Criação:

Resolução Nº 19/98 do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão da UFAL de 11 de maio de 1998;

 

Credenciamento da UFAL para Ead:

 

Portaria- MEC, Nº 2.631 de 19 de setembro de 2002  

 

Reconhecimento:

Portaria 2687, DOU de 29/07/2005, Publicado no Diário Oficial 12/08/2005 – Portaria 2687 Publicado em 02.08 / Retificado em 12.08.2005;

 

ATUAÇÃO:
Em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia (Resolução CNE/CP Nº 1, de 15 de maio de 2006), o egresso do Curso de Pedagogia de UFAL pode atuar em escolas, sistemas educacionais e outras organizações. Desse modo, estará apto a exercer:

  • Atividades de organização e gestão de sistemas e de instituições de ensino, englobando planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de tarefas próprias do setor de educação e de projetos e experiências educativas não escolares; e de produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não escolares
  • Funções de magistério na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental; nas disciplinas pedagógicas dos cursos de Ensino Médio na modalidade normal; na educação profissional na área de serviços e apoio escolar.