A proposta de realização da III Jornada de Estudos do Programa Oficinando em Redes: Processos do Cuidar e do Aprender é uma iniciativa para ampliar a colaboração entre cinco universidades (Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Ceará, Universidade de Santa Cruz do Sul, Universidade Federal de Alagoas, envolvendo uma ampla comunidade de profissionais, professores, pesquisadores, estudantes e sujeitos das comunidades. O foco desta III Jornada é difundir e sedimentar a importância da pesquisa científica inter/transdisciplinar direcionada aos processos humanos de viver e conhecer. Muitas vezes as práticas de cuidado e de aprendizagem, educacionais, de saúde e de invenção técnica estão dissociadas na investigação científica sobre as características cognitivas, subjetivas e sociais que perpassam as múltiplas atualizações da ciência sobre como vivemos como seres humanos, como aprendemos, como cuidamos. O colóquio visa socializar experiências, discutir as diferentes metodologias e políticas de extensão e de pesquisa no campo inter/transdisciplinar que integra educação, invenção técnica e saúde coletiva. Estamos nos empenhando no sentido de organizar um ambiente sensível para reflexões, trocas de experiências e fortalecimento de redes de colaboração, redes estas tecidas com a presença de pesquisadores, profissionais de diferentes áreas do conhecimento e a comunidade diretamente envolvida, desde onde definimos nossos compromissos como universidade.