Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação / Proteção de Plantas

Proteção de Plantas

      Desde sua criação em março de 2011, o Programa de Pós Graduação em Proteção de Plantas é formado por três linhas de pesquisa (Fitopatologia, Entomologia e Plantas Daninha), sendo essa última linha de pesquisa ofertada por poucos PPG’s do Nordeste. O Programa tem atraído discentes de vários estados brasileiros, especialmente das Regiões Norte e Nordeste, e também discentes do exterior.

     O Programa de Pós-Graduação em Proteção de Plantas da Universidade Federal de Alagoas tem como principal objetivo a formação e a qualificação de recursos humanos em alto nível, destinados ao exercício das atividades técnico-científicas de pesquisa e ensino superior na área de Proteção de Plantas, visando ao atendimento das demandas dos setores público e privado visando a otimização de recursos e resolução de gargalos do setor produtivo e do meio acadêmico. Produzir e difundir conhecimentos, de maneira competitiva e com segurança aos setores produtivos locais e nacionais.

    O corpo docente do PPG em Proteção de Plantas é altamente qualificado e conta com laboratórios modernos e bem equipados, como: Clínica de Diagnose Vegetal, constituído de Laboratório de Diagnose de Doenças de Plantas, Laboratório de Entomologia Agrícola, mini-auditório, sala para coleção de insetos, banco de DNA/RNA de fitopatógenos. Laboratório de Fitopatologia Molecular que desenvolve estudos sobre caracterização, diversidade e estrutura populacional de fitopatógenos em geral. Laboratório de Microscopia, Fitopatologia/Nematologia, desenvolvem pesquisas com identificação e manejo integrado de fitopatógenos. Laboratório de Controle de Insetos Pragas, as principais linhas de pesquisas desenvolvidas nesse laboratório incluem ecologia e controle de pragas da palma forrageira e de fruteiras tropicais e pragas de grãos armazenados, com ênfase no controle alternativo. Laboratório de Tecnologia da Produção, o principal laboratório destinado às pesquisas com plantas daninhas. Laboratório de Produtos Naturais, voltado ao estudo do comportamento de insetos, síntese de feromônios e ao estudo da proteômica. Laboratório de Taxonomia Vegetal, principalmente das ciperáceas e poáceas. Laboratório de Acarologia, onde realiza estudos de identificação e manejo integrado dos ácaros. Além de biblioteca e recursos de informática.

Início de funcionamento: Mestrado e Doutorado 03/2011

Código CAPES: 26001012029P1