Assine o RSS
Penedo comemora Semana Mundial da Água
Quarta, 23/03/2011 às 15h28
Ano Internacional da Química lança concurso de fotos e vídeos

“A química através da câmera” premiará fotos e vídeos caseiros que mostrem a química no cotidiano

Petróleo: o desafio é formar profissionais
Terça, 22/03/2011 às 09h58
Petróleo: o desafio é formar profissionais

Parafraseando a lema da Petrobras, “O desafio é a nossa energia”, capacitar profissionais para o setor de petróleo, gás e energia é o grande desafio abraçado pelas faculdades de Engenharias nos últimos anos. Em 2010, o setor teve grandes avanços na regulação da exploração do petróleo. Novas leis foram promulgadas, necessárias para fazer frente ao crescimento da produção, particularmente depois das descobertas das reservas do pré-sal, em 2006.

Segunda, 21/03/2011 às 14h15
Governo institui exame para revalidar diploma estrangeiro de Medicina

Portaria foi publicada no Diário Oficial da União na última sexta-feira, 18. Avaliação tem prova escrita e prática.

Portadores de doenças inflamatórias aprendem a reconstruir a vida
Sexta, 18/03/2011 às 12h22
Portadores de doenças inflamatórias aprendem a reconstruir a vida

Aceitar uma doença que não tem cura para muitos não é tarefa fácil. Pensando nisso, a professora e médica do Hospital Universitário, Heloísa Vital, criou há 12 anos o projeto de integração “Reconstruindo Histórias de Vidas”, com o objetivo de prestar apoio psicossocial a pacientes com síndrome auto-imunes multissistêmica que pode se apresentar como artrite reumatóide, lúpus sistêmica, esclerose sistêmica, doença mista do tecido conjuntivo, dermatopolimiosite, entre outras formas.

Aproveite: última dia de inscrição para o Pré-vestibular Comunitário
Quinta, 17/03/2011 às 14h32
Aproveite: última dia de inscrição para o Pré-vestibular Comunitário

O programa Conexões dos Saberes: diálogo entre a universidade e as comunidades populares selecionará 940 estudantes de escolas públicas para o curso Pré-vestibular Comunitário, com o objetivo de habilitar estudantes oriundos da rede pública para participar do processo seletivo da Universidade Federal de Alagoas e de outras Instituições de Ensino Superior públicas ou privadas.

Defesa Social estuda ações conjuntas de segurança no entorno do campus
Quinta, 17/03/2011 às 13h22
Defesa Social estuda ações conjuntas de segurança no entorno do campus

Como medida emergencial, PM irá reforçar policiamento ostensivo na região.

Governo e setor privado estudam a construção de Parque Tecnológico em Alagoas
Quarta, 16/03/2011 às 13h17
Governo e setor privado estudam a construção de Parque Tecnológico em Alagoas

Pré-projeto foi apresentado nesta terça-feira, 15 de março; expectativa é que o parque seja construído em Maceió, em uma área próxima à Ufal, com núcleos espalhados em regiões estratégicas em todo o Estado.

Terça, 15/03/2011 às 11h51
Festival de Fotografias e Filmes Etnográficos inscreve até dia 25 de março

O Museu Théo Brandão e o Laboratório de Antropologia Visual em Alagoas (Aval), da Universidade Federal de Alagoas, promovem o 1º Festival Théo Brandão de Fotografias e Filmes Etnográficos – Povos Indígenas. O festival é direcionado às produções sobre pesquisas etnográficas, bem como produções de registros imagísticos e audiovisuais (fotográficos e fílmicos) e tem como objetivo principal divulgar trabalhos etnográficos indígenas e/ou relacionados aos contextos culturais dos Povos Indígenas.

Arquivo Central elabora cronograma de remessa documental
Terça, 15/03/2011 às 11h17
Arquivo Central elabora cronograma de remessa documental

Todos os setores acadêmicos e administrativos da Universidade devem proceder ao envio de toda documentação gerada, acumulada e armazenada no decorrer de suas atividades, que não mais necessitam permanecer nos setores e que não tem mais uso frequente de suas atividades para o arquivo central da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra).

Estação de Recepção de Imagens de Satélite monitora atmosfera, oceano e meio ambiente
Segunda, 14/03/2011 às 13h31

A Ufal possui uma estação de recepção de imagens de satélite para monitorar atmosfera, oceano e meio ambiente. A cada 15 minutos, informações fundamentais à previsão de tempo são obtidas para todo o território brasileiro. Esse aumento de dados e imagens para a previsão imediata (ou nowcasting) da atividade convectiva foi possível devido ao acesso da Ufal ao satélite METEOSAT-9, controlado pela Agência Européia para a Exploração de Satélites Meteorológicos (EUMETSAT).

Cientistas do IQB desenvolvem reações químicas de olho na economia
Sexta, 11/03/2011 às 09h34
Cientistas do IQB desenvolvem reações químicas de olho na economia

Pode soar estranho, mas é justamente nos momentos de crises econômicas que as maiores inovações são produzidas no mundo científico. O desenvolvimento do biodiesel é um dos maiores exemplos disso: foram nas crises do petróleo que diversos pesquisadores começaram a pensar numa alternativa de combustível para as nossas necessidades.