Ufal participa da realização de Simpósios sobre Medicina Equina

O evento promovido pela Associação Brasileira dos Médicos Veterinários de Equídeos contará com 30 palestrantes

18/07/2014 12h15 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h26

Lenilda Luna - jornalista

Maceió vai sediar, 23 a 26 de outubro, no Ritz Lagoa da Anta, dois importantes eventos simultâneos na área de Medicina Veterinária: o VIII Simpósio ABRAVEQ Nordeste e o III Simpósio Alagoano de Medicina Equina. A realização e da Associação Brasileira dos Médicos Veterinários de Equídeos, com a participação da Ufal. O evento contará com 30 palestrantes, sendo dois internacionais e a expectativa é de 600 participantes.

No portal do evento, destaca-se que Alagoas é um estado onde o agronegócio tem grande importância econômica, sendo uma das principais atividades geradoras de proventos e desenvolvimento estadual. A equideocultura, que abrange a criação de asnos, burros, jumentos e de seus híbridos com o cavalo representa uma importante fatia da atividade econômica local. O estado conta, inclusive, modalidades esportivas e culturais ligadas à criação de cavalos, como a Vaquejada, a Cavalhada e as Marchas. Além disso, em Alagoas existem dois cursos de Medicina Veterinária, um na Ufal e outro no Cesmac, totalizando cerca de 400 alunos.

Esses são alguns dos fatores que contribuíram para a realização dos Simpósios no estado. O evento proporcionará qualificação dos profissionais que trabalham com os equídeos em todo Nordeste, permitindo a atualização e divulgação das inovações científicas, para alunos de pós-graduação e graduação. Além disso, é interesse da Abraveq firmar Alagoas como referência no Nordeste no Ensino de Medicina Equina, já que o Grupequi-Ufal vem trabalhando e publicando trabalhos em Congressos Nacionais e Internacionais, além da construção do Hospital Veterinário da Ufal-Viçosa ter grande expectativa de tornar-se referência na Medicina Equina Nordestina.

O evento conta com o apoio da Ufal, CRMV-Al, Cnpq, Sebrae e empresas privadas. As informações e programação estão em www.abraveq.com.br.