Professor analisa a relação entre candidatos e o eleitor nas campanhas online em Alagoas

As contas na internet dos principais candidatos ao governo serão monitoradas com a ajuda de ferramentas de analise

23/07/2014 11h25 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h26
Ronaldo Araújo vai monitorar a interação dos candidatos ao Governo de Alagoas nas redes sociais

Ronaldo Araújo vai monitorar a interação dos candidatos ao Governo de Alagoas nas redes sociais

Lenilda Luna - jornalista 

Em época de campanha política, quando os candidatos buscam todas as formas de comunicação com o eleitorado, as redes sociais recebem uma enxurrada de mensagens partidárias que atraem a alguns e incomodam a outros. Essa utilização cada vez mais intensa da internet como veículo de propaganda política tem sido analisada pelos cientistas sociais e da informação. 

O professor Ronaldo Araújo, do curso de Biblioteconomia da Ufal, doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais, está realizando uma pesquisa sobre participação política, interatividade e engajamento online nas eleições estaduais de Alagoas. O estudo é apoiado pela Social Figures, uma empresa de monitoramento das redes sociais, através do plano acadêmico do BrandCare. 

Em artigo publicado recentemente pelo professor Ronaldo Araújo, no blog da Social Figures, ele apresenta o foco da pesquisa sobre como as redes sociais tem sido utilizadas em campanha política, permitindo maior interação com os eleitores. O pesquisador levanta questões sobre o diálogo do candidato com a sociedade, respondendo aos questionamentos e garantindo que o eleitor realmente se sinta engajado na formulação de propostas. A pesquisa busca saber o que os candidatos respondem e o que não respondem nas redes sociais. 

O estudo está sendo discutido no Grupo de Pesquisa em Política e Tecnologia de Informação e Comunicação (GPoliTICs) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), grupo que integra o Centro de Estudos Avançados em Democracia Digital (CEADD). As contas dos principais candidatos ao governo do Estado de Alagoas serão monitoradas e serão apresentados extratos e resultados parciais. 

Para saber mais, leia aqui