Orquestra Sinfônica Universitária ganha Prêmio Funarte

Prêmio Funarte de Apoio a Orquestras contemplou 31 projetos

23/07/2014 11h55 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h26

Natália Oliveira - estudante de Jornalismo

A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Alagoas foi contemplada com o Prêmio Funarte de Apoio a Orquestras. Ao todo, 31 projetos entre orquestras de cordas, de câmara e sinfônica de várias regiões do Brasil receberão a quantia de RS 40 mil. Com o prêmio, promovido pela Fundação Nacional de Artes, as orquestras poderão adquirir novos instrumentos musicais, peças de reposição, estantes para partitura, materiais de consumo para instrumentos e investir na reparação dos mesmos.

Para o maestro da Orquestra Sinfônica Universitária (OSU), Nilton Souza, a conquista é resultado da trajetória percorrida pela OSU. “A premiação representa o reconhecimento de um trabalho iniciado há anos. Nós crescemos e organizamos nossa orquestra. É extremamente satisfatório saber que este trabalho foi contemplado pelo Prêmio Funarte, cujo avaliadores são profissionais qualificados que conhecem a música orquestral”, comemorou.

De acordo com o maestro,  o prêmio será investido, prioritariamente, em instrumentos de percussão e sopro, além da manutenção de instrumentos de corda. “A compra de materiais é bastante estratégica, porque ela vem para auxiliar projetos futuros”, destacou.

Outras conquistas

Em maio deste ano, a Orquestra recebeu novos equipamentos e instrumentos a partir de um convênio firmado com a Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas. Na cerimônia, o reitor da Ufal, Eurico Lôbo, e o Secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas, entregaram instrumentos, como prato sinfônico e piano elétrico, além de equipamentos, como suporte para partituras e luminárias.

“A conquista do Prêmio Funarte e de novos equipamentos e instrumentos, por meio da Secult, possibilitam o avanço na qualidade do trabalho da Orquestra. Tudo contribui para a motivação dos músicos e para a ampliação do repertório. Consequentemente, os concertos serão cada vez mais reconhecidos pelo público”, frisou o maestro.

Apresentações da Orquestra Sinfônica no segundo semestre

No mês de agosto, excepcionalmente, o concerto da Quinta Sinfônica será realizado durante o Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (Caiite), dia 21, no Teatro Gustavo Leite. Subirão ao palco também o Coro da Ufal (Corufal) e cantores convidados.

Em setembro e outubro, a OSU realizará com o Corufal uma série de concertos pelo interior de Alagoas, contemplando os municípios de Arapiraca, Penedo e Delmiro Gouveia.

A partir de outubro, a Orquestra volta a apresentar a Quinta Sinfônica no palco do Teatro Deodoro. Os espetáculos ocorrerão em 30 de outubro, 27 de novembro e 18 de dezembro, sempre às 20h.

Confira aqui a lista dos projetos contemplados com o Prêmio Funarte.