Empresa associada à Ufal é contratada pela Casal para operar estação de tratamento

A Alsan vai operar, realizar manutenções e controlar a qualidade da estação no conjunto Residencial Ouro Preto

21/07/2014 15h31 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h26
Representantes da Casal e Alsan assinaram contrato (Foto Ascom Casal)

Representantes da Casal e Alsan assinaram contrato (Foto Ascom Casal)

Pedro Barros - estudante de jornalismo

A empresa Alsan - Tecnologia Ambiental foi contratada pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e está responsável por operar, realizar manutenções e controlar a qualidade de efluentes da estação de tratamento de esgotos do conjunto Residencial Ouro Preto, em Maceió. A Alsan concluiu recentemente seu processo de incubação na Universidade Federal de Alagoas (Ufal.

O contrato tem validade de seis meses, podendo ser prorrogado por igual período. "Vamos dar assessoramento, fazer avaliações, reduzir impactos sobre a vizinhança, propor melhorias e devolvê-la com qualidade para a Casal", informou o tecnólogo ambiental e fundador da empresa, Mateus Kühn. "Essas novas obras só podem ser entregues se tiverem estações de tratamento e Maceió não tinha nenhuma empresa privada que as operasse", explicou o empresário. 

Diante da demanda, Mateus conta que decidiu abrir a empresa e incubá-la, em maio de 2011, na Universidade. Encerrando o processo de incubação em dezembro do ano passado, a empresa passou para uma sede própria, mas continua associada à Incubadora de Empresas de Alagoas (Incubal), que incorpora empreendimentos de base tecnológica na Ufal. "Tivemos todo o apoio da Incubal, como espaço físico, treinamentos, consultorias, o que nos ajudou muito e nos preparou bem para o mercado. De janeiro para cá, conseguimos um 'boom' da empresa, realizando nosso primeiro contrato com a companhia de saneamento local e ampliando o número de condomínios sob nossa operação", comemorou. 

Segundo Matheus, ano passado, a empresa acompanhava em torno de 1,3 mil unidades habitacionais, o que correspondia aos contratos com quatro condomínios. “Este ano acompanhamos o saneamento de mais nove condomínios privados e ainda fizemos o contrato para operar no Residencial Ouro Preto, da Prefeitura de Maceió", ressaltou.