Ufal instala radar de última geração para monitoramento e pesquisa

Sistema de Radar Meteorológico de Alagoas (Sirmal) está sendo modernizado e vai atuar em parceria com o Cemaden

20/04/2014 10h55 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h27
Ricardo Sarmento é coordenador da Pós-graduação em Meteorologia

Ricardo Sarmento é coordenador da Pós-graduação em Meteorologia

Lenilda Luna - jornalista 

Um enorme guindaste chama a atenção de quem passa pelas proximidades do Radar Meteorológico do Campus A. C. Simões da Universidade Federal de Alagoas. A operação para retirar o antigo radar e instalar o novo exige muita perícia, já que se trata de um equipamento de última geração, pesando 12 toneladas. Além disso, a torre do radar passou por reforma, para reforçar a estrutura e recuperar a rede elétrica, e ganhou uma plataforma a mais. Também está sendo instalado um elevador para facilitar o acesso aos sete andares. 

O primeiro radar da Ufal foi instalado em 2003 e funcionou durante 10 anos. O equipamento emitia imagens da atmosfera a cada hora e foi bastante utilizado em parceria com o setor agrícola e em monitoramentos para a defesa civil. Também foi muito importante nas atividades de formação e pesquisa, mas foi desativado no início de 2013. "A intenção era atualizar o sistema para continuar utilizando, mas então surgiu essa parceria com o Cemaden e recebemos um radar de qualidade muito maior, que emite imagens a cada sete minutos e meio", comemorou o diretor do Sirmal, professor Ricardo Sarmento. 

O novo radar é um Selex ES GmbH, da Gematronik, empresa destacada na área de sistemas de radar meteorológico e sensores meteorológicos, com mais de 50 anos de experiência. O Centro Nacional de Monitoramento de Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), criado em 2011 para monitorar áreas de risco e dar alertas para evitar ou amenizar catástrofes naturais, comprou nove desses radares, com recursos do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. A intenção é garantir maior precisão nos dados para identificar a velocidade e o volume da chuva e saber em quanto tempo uma tempestade chegará à determinada região e com que intensidade de risco.  

Em maio de 2012, o coordenador de operações do Cemaden, Carlos Frederico Angelis, veio a Ufal, onde se reuniu com o reitor Eurico Lôbo e o coordenador do Sistema de Radar Meteorológico de Alagoas, professor Ricardo Sarmento Tenório, para estabelecer a parceria que começa a ser executada agora, com a implantação do novo radar. "Ainda serão concluídas as obras de instalação e da reforma do prédio, depois haverá o treinamento do nosso pessoal. Acreditamos que em maio poderemos inaugurar o novo sistema, em solenidade que deve ser organizada pelo Governo Federal, e no segundo semestre iremos retomar nossas atividades de pesquisa, ensino e extensão", planeja o coordenador do Sirmal.