Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico oferece bolsas para programas de pós-graduação

As inscrições para o primeiro programa se encerram em 28 de abril

09/04/2014 10h50 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h27

Déborah Moraes – estudante de Jornalismo

O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) abre dois programas de bolsas de estudos na Alemanha: O Programa Conjunto de Bolsas de Doutorado na Alemanha DAAD/CAPES/CNPq e o Programa de Pós-Graduação EPOS (Entwicklungsbezogene Postgraduiertenstudiengänge).

As inscrições para o doutorado DAAD/CAPES/CNPq vão até 28 de abril e devem ser feitas via Plataforma Carlos Chagas e os candidatos devem preencher a alguns critérios como, ter mestrado, apresentar projeto de pesquisa científica e ter a confirmação formal de orientação científica na Alemanha. O início das atividades está previsto para abril de 2015.
Estão sendo oferecidas bolsas para doutorado integral, com duração de 12 meses, podendo ser prorrogadas por até 48 meses; doutorado sanduíche, com duração de 12 a 24 meses e duplo doutorado com bolsas de 18 a 24 meses, podendo ser divididos em duas etapas.

A lista completa de requisitos e demais informações sobre o processo de seleção estão disponíveis neste site.

EPOS

Já o programa EPOS, (Entwicklungsbezogene Postgraduiertenstudiengänge), antigo programa Aufbaustudiengänge, oferece cursos relacionados a questões de desenvolvimento sustentável e destina-se a jovens profissionais, com ao menos dois anos de experiência profissional comprovada, procedentes e atuantes em países emergentes para diversos cursos de aperfeiçoamento em universidades e universidades tecnológicas (Fachhochschulen) alemãs.

Os cursos terão duração de 12 a 24 meses e início previsto para setembro de 2015 e as inscrições vão de outubro de 2014 até fevereiro de 2015. Os candidatos podem se informar sobre os requisitos e procedimentos nos links a seguir: Informações Gerais (Opção Número 5), Roteiro, Livreto e EPOS Deadlines.