Novos diretores de unidades acadêmicas assumem em tarde festiva no campus

Com mandato de quatro anos, tomaram posse 22 diretores das unidades de ensino do Campus A. C. Simões

02/04/2014 10h55 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h27
Diretores e vice -diretores empossados para as 22 unidades acadêmicas do Campus A. C. Simões

Diana Monteiro - jornalista

A semana na Universidade Federal de Alagoas começou em grande estilo: a posse nesta-segunda feira, dia 31, no auditório Nabuco Lopes, dos 22 diretores de unidades de ensino do Campus A. C. Simões para um mandato de quatro anos. Prestigiaram também a solenidade os diretores eleitos para o Campus Arapiraca, Eliane Aparecida Cavalcanti, na direção geral e Arnaldo Tenório da Cunha Júnior, na direção acadêmica, empossados pelo reitor Eurico Barros Lôbo Filho, na manhã da terça-feira, 1º de abril, na sede do campus, em Arapiraca.

O auditório lotado mostrou a importância da solenidade para a comunidade acadêmica. “Nesse momento de transição parabenizo aos que estão chegando e reafirmo o agradecimento aos que estão deixando o cargo, pelo trabalho desempenhado para o fortalecimento da excelência acadêmica da Universidade Federal de Alagoas”, disse o reitor Eurico Lôbo.

O reitor destacou a importância da Universidade Federal de Alagoas para o desenvolvimento local reforçado pelo Projeto de Interiorização em duas regiões (Agreste e Sertão) e anunciou a implantação do Campus do Litoral, com sede no município de Porto Calvo.”Com a criação desse campus, a Ufal fica presente em todo o Estado oportunizando programas e escolas de formação superior em prol de desenvolvimento de Alagoas”, acrescentou.

O crescimento quantitativo e principalmente qualitativo nas áreas de ensino, pesquisa e extensão para a excelência acadêmica foi destacado pelo professor João Xavier de Araújo Júnior, diretor da Escola da Escola de Enfermagem e Farmácia (Esenfar), que representou os novos dirigentes: “O sucesso da Ufal é resultado de cada um de nós e da união de todos. Podemos sim, unidos, mudar os preocupantes e persistentes indicadores sociais do Estado de Alagoas. Sejamos atores de uma universidade inclusiva e participativa”, disse o diretor reempossado.

Destacando que a Interiorização é o maior projeto de desenvolvimento de Alagoas, o professor Luiz Antônio Cabral falou do processo de transformação da instituição nos últimos anos, a partir da nova configuração das unidades acadêmicas, e da importância do Fórum dos Diretores para o fortalecimento da Ufal. Luiz Antônio esteve à frente da Faculdade de Economia Administração e Contabilidade (Feac), por dois mandatos consecutivos e representou na solenidade, os diretores que deixaram os cargos.

A luta para a autonomia universitária pautou o discurso do presidente da Associação dos Docentes da Ufal (Adufal), Márcio Barbosa, que parabenizou os empossados e aproveitou a oportunidade para falar sobre a importância do engajamento de todos. “Homenageio aos que estão saindo pela labuta diária e conclamo aos que passam a dirigir as 22 unidades acadêmicas que participem das lutas da nossa categoria em prol da autonomia universitária”, frisou.

A Universidade Federal de Alagoas é composta dos campi A. C. Simões, Arapiraca e do Sertão, com mais de 30 mil alunos distribuídos em 81 cursos de graduação. "Estão em funcionamento 35 programas de pós - graduação e 45 cursos também nessa mesma área e os desafios ainda são muitos, principalmente quanto à infraestrutura. Temos nesse contexto priorizado várias ações que resultarão em um maior dinamismo da rotina acadêmica na nossa instituição”, enfatizou o reitor Eurico Lôbo.

Veja a lista dos novos gestores:

Centro de Ciências Agrárias (Ceca)
Diretor - Gaus Silvestre de Andrade Lima
Vice-diretora - Rosa Cavacante Lira
Centro de Educação (Cedu)
Diretor - César Nonato Bezerra Candeias
Vice-diretora - Marta de Moura Costa
Centro de Tecnologia (Ctec)
Diretor - Luciano Barbosa dos Santos
Vice-diretor - Flávio Barboza de Lima
Escola de Enfermagem e Farmácia (Esenfar)
Diretor - João Xavier de Araújo Júnior