MeuTutor lança desafio virtual para candidatos do Enem

A empresa incubada pela Ufal oferece, desde o dia 23 de abril, um mês de acesso gratuito à sua plataforma de ensino; participantes concorrerão a prêmios

23/04/2014 16h55 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h27
A equipe da empresa MeuTutor

Pedro Barros - estudante de Jornalismo

Dois dias de prova, 180 questões que envolvem pelo menos 13 matérias e ainda uma redação que requer conhecimento abrangente e atualizado sobre o mundo. Ter um bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) requer muita disciplina. Para tornar essa preparação mais dinâmica, uma empresa incubada pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a MeuTutor, iniciou na última quarta-feira, 23 de abril, a 1ª Maratona Enem: 30 dias de acesso total e gratuito à plataforma de ensino criada por ela.

A plataforma online MeuTutor dispõe de vídeos, testes e desafios online com conteúdos do Ensino Médio. O estudante pode acompanhar seu progresso, através de relatórios e pontuações - como em videogames. "A medida que vai estudando, você acompanha seu progresso através dos pontos conseguidos em cada disciplina, das missões concluídas e de quantos troféus você já ganhou", explicou o cientista da computação, Olavo Holanda, sócio do empreendimento.

Depois dos 30 dias, os participantes poderão fazer quatro provas semelhantes às do Exame, para avaliar seu conhecimento nas áreas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. "A nota será baseada no sistema em que o Enem é corrigido, a Teoria de Resposta ao Item (TRI)", explicou Olavo. Após o simulado, o sistema cria um relatório de erros e acertos, pontos fortes e dificuldades, e sugere um plano de estudos guiados para as necessidades específicas de quem o realizou.

O banco de dados da plataforma, que já contém mais de 6 mil questões, foi feito com a ajuda de professores contratados, que selecionaram as perguntas de várias provas do próprio Enem e de vestibulares. "As videoaulas são de empresas parceiras, como a Já Entendi e a Fundação Lemann, responsável pela tradução dos vídeos do Khan Academy [organização sem fins lucrativos que disponibiliza videoaulas gratuitas no YouTube]", explicou o cientista da computação. "Mas nossa plataforma não é somente videoaulas e questões, ela guia a ordem de estudos, desbloqueando os assuntos até o usuário estar 100% preparado", completou.

Na conta gratuita, somente a disciplina de matemática é aberta. Com o acesso de assinante livre durante a Maratona, os usuários poderão estudar as demais disciplinas ofertadas pela plataforma (Português, Literatura, Física, Química, Biologia, Geografia, História, Espanhol e Inglês). Para saber como participar da 1ª Maratona Enem, acesse a página: http://www.meututor.com.br/maratona. Ao final do evento, será realizado um simulado da prova nacional e as maiores notas concorrerão a prêmios.

Tecnologia e educação

Em termos técnicos, o MeuTutor tem três características: aprendizagem personalizada, ambiente gamificado e aprendizagem colaborativa. "A primeira significa que o sistema se adapta ao conhecimento e ao perfil do aluno. O estudante pode fazer simulados que ele mesmo configura - só com perguntas de matemática, por exemplo", explicou Olavo. "'Gamificado' vem de game.A segunda proposta é combinar vários elementos de jogos tradicionais, colocados na plataforma para motivar o aluno a continuar aprendendo. Já a terceira característica é a possibilidade dos estudantes se ajudarem entre si".

Em março, a empresa recebeu o 1º Prêmio Alagoano Empreendedor Inovador, do Governo de Alagoas, graças a um projeto que visa aplicar seu sistema no contexto escolar. "Estamos fazendo a parte de gestão da plataforma, que é colocar outros papeis, como professor ou diretor, para que eles possam ver o desempenho dos alunos, das turmas e da escola", explicou Olavo.

Segundo o cientista, o sistema pode ser um importante meio para tomada de decisão na gestão pública. "Os gestores terão uma visão panorâmica de como estudantes de determinada escola ou professor, por exemplo, estão se saindo nos estudos", explicou. "Atualmente, estamos planejando também distribuir o sistema para escolas particulares e desenvolver plataformas para outros mercados, como o ensino fundamental, ensino profissionalizante, educação corporativa, etc".

A MeuTutor é acompanhada pela Incubadora de Empresas de Alagoas (Incubal) da Ufal; sua equipe é formada por professores universitários e profissionais de marketing, desenvolvimento de software e design.